Após bater o Cruzeiro por 2 a 0, no Mineirão, na quarta-feira – dois gols de Arthur – o Ceará viu reduzida sua chance de ser rebaixado para a Série B, de acordo com os estudos matemáticos que acompanham a Série A.

Restando oito partidas, o elenco comandado por Lisca tem 34 pontos, está fora da zona de rebaixamento – é o 14º colocado, melhor posição na temporada – e precisa chegar aos 44 pontos para ter 99% de possibilidade de disputar a Série A em 2019.

Pelas informações do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, hoje o Ceará tem 15,5% de possibilidade de rebaixamento. Já o site Chance de Gol aponta que o Alvinegro tem 6,3% de probabilidade de cair.

Para alcançar os 44 pontos, o Ceará necessita de mais 10 pontos dos 24 que restam a disputar. Assim, com mais três vitórias e um empate ou quatro vitórias, o time chega ao objetivo da manutenção na primeira divisão.

No segundo turno da Série A, o time tem a sexta melhor campanha, com 54,5% de aproveitamento, somando 18 dos 33 pontos que disputou.

Os jogos restantes, lembrando que são quatro fora de casa e quatro como mandante:

Ceará x Atlético-MG
Sport x Ceará
Ceará x Inter
Bahia x Ceará
Fluminense x Ceará
Ceará x Paraná
Atlético-PR x Ceará
Ceará x Vasco

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles