Sérgio Alves e Osvaldo defendiam Ceará e Fortaleza, respectivamente, em 2009. Fotos: O POVO.

Em 2019, Ceará e Fortaleza estarão juntos representando o Estado na Série A do Campeonato Brasileiro. Ambos estrearam na temporada com vitórias na Copa do Nordeste. Na moda do desafio dos 10 anos (ou #10yearchallenge, na hashtag do termo em inglês), o Blog relembra aos torcedores de Ceará e Fortaleza com que escalações e como os clubes estrearam em 2009.

Há exatamente uma década, a realidade de ambos era totalmente diferente. Com problemas administrativos, estruturais e sobretudo financeiros, Alvinegros e Tricolores viviam épocas de dificuldades no planejamento e de elencos modestos.

Prova disso é que as escalações dos dois times no primeiro jogo realizado em 2009 contavam com algumas “pérolas”.

O Fortaleza estreou contra o Itapipoca com Douglas; Nerylon, (Elvis), Gilmak, Basílio e Eusébio; Leandro, Rogério (Guto), Wanderley e Rodrigo Mendes (Rodrigo Brasília); Cleiton e Osvaldo.

O Tricolor era comandado pelo técnico Casemiro Mior, que passou apenas 56 dias no comando e foi demitido após 12 jogos. Na estreia, goleada por 4 a 1, gols de Rogério, Wanderley, Osvaldo e Gilmak.

Já o Ceará também estreou com vitória, porém, com um placar mais apertado. Triunfo por 2 a 1 sobre o Quixadá, com gols de Misael e Fabrício. Dudu marcou para o Quixadá.

Na época, o Alvinegro era comandado pelo técnico Zé Teodoro, que escalou Adilson; Boiadeiro, Fabrício, Robson e Fábio Vidal; Erivélton (Luis Maranhão), Fábio Gomes, Alex Gaibu e Cadu (Deives); Sérgio Alves (Misael) e Alberto.

Edição do Jornal O POVO de 12 de janeiro de 2009 mostra as estreias de Fortaleza e Ceará.

 

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles