Futebol do Povo

Nos últimos 10 anos, Ceará levou mais torcedores aos estádios que o Fortaleza, aponta levantamento

6632 33

Torcida do Ceará compareceu mais ao estádio que a do Fortaleza nos últimos dez anos, segundo estudo. Foto: Mateus Dantas/O POVO.

Somando todos os jogos realizados nos últimos dez anos (de 2008 a 2017) o Ceará levou mais torcedores aos estádios que o Fortaleza. O levantamento foi realizado pela Pluri Consultoria, empresa especializada e referência em estudos sobre o futebol brasileiro.

De acordo com o estudo, que considerou todas as partidas oficiais como mandante em competições regionais, nacionais e internacionais, o Alvinegro totalizou 4.833.013 torcedores nos estádios, enquanto o Tricolor levou 3.020.560 torcedores aos seus jogos em casa.

Em números absolutos, a vantagem alvinegra é de 1.8 milhão de torcedores.

A média de público do Vovô foi também superior, sendo 14.384 torcedores por partida, enquanto o Leão registrou média de 11.662.

Considerando a média, em todo o Brasil, o Ceará ficou na 13ª colocação, enquanto o Fortaleza ocupou o 20º lugar no ranking.

A nível de Nordeste, o Alvinegro ficou atrás de Santa Cruz (10º), Sport (11º) e Bahia (12º). O Tricolor ficou ainda atrás do Vitória (18º).

VEJA OS DETALHES DO LEVANTAMENTO:

Recomendado para você

33 Comentários

  • Wesley disse:

    Vou te provar que isso é mentira – últimos 5 anos:

    Ceará

    11.079 – 2016 – segunda melhor
    16.221 – 2015 – segunda melhor
    11.257 – 2014 – quarta melhor
    13.837 – 2013 – terceira melhor
    08.853 – 2012 – quinta melhor

    Fortaleza

    17.385 – 2016 – primeira melhor
    18.073 – 2015 – segunda melhor
    18.812 – 2014 – primeira melhor
    13.385 – 2013 – terceira melhor
    14.574 – 2012 – segunda melhor

    Olha a fonte, O mesmo OPOVO:
    https://blogs.opovo.com.br/futeboldopovo/2017/05/09/medias-de-publico-de-ceara-e-fortaleza-nos-cinco-anos-mais-recentes-cabem-no-pv/

    • André Almeida disse:

      Wesley, esse levantamento que você colocou considera apenas Campeonato Brasileiro, como está escrito na matéria.
      O último levantamento considera todas as competições.
      Recomendo melhorar a interpretação de texto antes de nos acusar de mentirosos.
      Abraço.

  • Reginaldo castro disse:

    Ñ tem jeito em todas pesquisas o Stela 8c perde pro maior do estado.

  • Nenhuma novidade, eu tenho 34 anos e sempre foi assim no estado do Ceará!

  • Brazilzim disse:

    Isso é “Feiki nius”….a torcida do liaum é a mais maior e mais melhor do estado. Blá Blá Blá Blá….. vamos chamar o mar e mota para entrar com uma ação judicial…. Sniff, sniff, sniff

  • Netto disse:

    Eita seu menino!!! Assim as leoas piram de vez.

  • GABRIEL DIAS disse:

    NESSES ÚLTIMOS 10 ANOS O CANAL ESTEVE 3 VEZES NA SÉRIE A JOGANDO CONTRA TIMES GRANDES. ATÉ EU FUI ASSISTIR A JOGOS NO CASTELEÃO EM JOGOS DE TIMES DO RIO E SÃO PAULO QUE EU SIMPATIZO.
    NOS ANOS 2000 A 2010 O LEÃO DE AÇO TEVE MAIS DE DUAS VEZES O PÚBLICO DO TIME DO CANAL PORQUE ESTEVE 3 VEZES NA SERIE A, FOI VICE-CAMPEÃO DA SÉRIE B POR DUAS VEZES E FOI CAMPEÃO CEARENSE POR OITO VEZES.
    MUITO RELATIVO,
    POR ISSO, A MAIOR TORCIDA É DISPARADA A DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    • Campiaum Nacionau disse:

      Ei doidim….. se leu a noticia parece que num intendeuuuu…… esses argumentos de naum aceitar a vdd é que nem os pacientes diagnosticados com doenças terminais…. primeiro não acreditam no resultado, depois negam que seja com ele….e por ultimo jamais aceitarão…. Pequenino 15 C. Tem tricolete que nega e não acreditam que jogaram 15 asnos na TERCEIRA DIVISÃO.

  • Barbosa disse:

    As vovozetes não estão levando em conta os anos do Rei Leão de Aço na Série C, ainda que o Fortaleza batesse por quatro vezes o Recorde do Castelão e do Nordeste, mas eram poucos jogos. Enquanto a velha quenga do canal estava na Série B com 38 partidas, fora Copa do Brasil e Nordestão.
    Vovozetes estúpidas não querem ver a verdade. Nem o jornali$ta.
    Saudações Tricolores!

    • Roger disse:

      ‘Meufi’ leu a matéria toda ou parou no início para chorar de raiva? Sabe o que é MÉDIA DE PÚBLICO? Então, leia novamente: “A média de público do Vovô foi também superior, sendo 14.384 torcedores por partida, enquanto o Leão registrou média de 11.662.” Por acaso, o pequeno liaumzim não jogou Copa do Brasil e Nordestão neste período, não? Acorda, seu time é de segunda linha (ou melhor, de terceira rsrsrs), quem manda no Nordeste é o quarteto Ceará, Sport, Bahia e Vitória, correm por fora Santa Cruz e Náutico, o resto vive de lampejos como a Stella 15C.

    • Alvinegro disse:

      Pessoas desprovidas de conhecimento matemático utilizam apenas fatos e palavras vazias para contrapor números incontestáveis…

  • Alvipreto disse:

    Vixe….por isso que são chamados Pequenino 15 C é…

  • carlos disse:

    e qual a novidade , só na cabeça dos terceirão que tem a maior torcida onde todas as pesquisas sempre dizem o o contrario, sempre o vozão na Frente do Terceirão.

  • CARLOS disse:

    Babacas do Terceirão a pesquisa não foi feita pelo Vozão, o que tem a ver se vocês vivem na terceirona , e os Maiores Públicos do curral foi na Terceirona, não adianta mimimi contra fatos não há Argumentos que digas Todas as Pesquisas das maiores torcidas, sempre vozão na frente .

  • oliveira disse:

    E a novidade, cadê? Sem desculpas esfarrapadas, por favor.

  • Chico Caucaia disse:

    CT do Real Madrid do Acaracuzinho, na realidade pertence ao Ribamar Bezerra, onde ele criou uma empresa no qual ele é presidente eterno, e ainda por cima com direito a 30 por cento na venda de qualquer jogador formado ou passado nas categorias do seu CT, e não do furtaleza, é ainda tem torcedores que fala e a imprensa tricolor que o time tem CT, tem sim uma paticipacao, ah Brasil, e são enludidos como vencedor da série B, que querem transformar em campeã nacional, tudo lorota, e o número de sócio torcedores que nem eles sabem quantos tem, de tanto mentirem nos números, a mentira tem pernas curtas. ….. a verdade dói. ….

  • FELIPE disse:

    Alguma novidade?

  • Lima disse:

    Caro André, longe de mim critica-lo, mas essa é o tipo de notícia que só serve para aumentar a rivalidade negativa de muitos torcedores, de ambos os lados. É claro que o CSC na série B tinha mais atratividade de público do que o FEC na série C. Jogar contra Vasco, Palmeiras, etc, mesmo na B (alem de outros times de expressão nacional) tem muito mais chamativo de público que jogar contra Marabá, Confiança, etc(com todo respeito a esses). Dependendo da ocasião, levar mais publico não significa ter a maior torcida.

  • ALMEIDA disse:

    O Stela Footbal Club ainda insiste que é maior do que o Vozão. Aonde? Tenham humildade para reconhecer que vocês são pequenos. O Vozão ganha do Stela desde o nascimento desse time. O Penta de 1915, 16, 17, 18 e 1919 ganho dentro de campo não deixa dúvida do que estou afirmando. Nunca abrimos Federação em um domingo para ganhar título. O borrachudo dado ao C R B ainda está no mundo. Carlinhos Bala que o diga.

    Vozão sempre ganhou dentro de campo.

  • ROSANGELA MARTINS disse:

    Eu quero só saber se o canal já tem nacional o resto é Black bla bla kkkkk

  • REALIDADE DOI MUITO disse:

    SEM NOVIDADE. O VOZÃO É CLUBE DOS 13 , o resto é série CCCCCCC

  • Marcos paulo disse:

    Ou mentira Ceará colocar mais torcedores que fortaleza mesmo nois na série c esses tempo todo agente sempre colocou mais pode ser no cearense copa do nordeste brasilerao qualquer competição sempre estaremos com o leao

  • João Ximenes disse:

    Assim como Flamengo e Corinthians também !

    Perco tempo com isso não, pois meu negócio é com bola rolando, e por achar que isso aí é o mesmo que ta “enrolando pêido em cordão”, e por não ter sentido nenhum, porque aí no meio tem Azona, Bzona, Czona, e até Dzona(Santa Cruz por exemplo). MAS…

    1º. Corinthians = 9.368.596 c/ média de 27.314 por jogo. Azona com uma Bzona no meio.
    2º. Flamengo = 8.036.193 c/ média de 23.693 por jogo. Azona sempre.
    Ambos, dizem ter, MAIORES TORCIDAS do Brasil, sendo que Flamengo sempre na Azona enquanto que Corinthians andou caindo pra Bzona 1ma temporada.

    10º. Santa Cruz = 3.678.173 c/ média de 15.520 por jogo entre Czona e Dzona. Todo tempo ? sei lá desde quando o Santa ta atolado.

    13º. Eles LÁ(os daqui) = 4.833.013 c/ média de 14.384 por jogo, sendo que nesse intervalo de tempo passou 2 vezes pela Azona(?), tendo jogado 2 vezes com os 2 primeiros e de maior torcida. Total de 4 jogos. Além dos outros chamados “grandes”.
    # FOI 2 vezes mesmo ?

    20º. LEÃO DE AÇO = 3.020.560 c/ média de 11.662 por jogo, tendo nesse intervalo de tempo 1 ano de Bzona(CAMPEÃO) e o resto atolado…

    Ô vantagem em !?

    PREFIRO pegar o 1º do ranking e aí sim, COMPARAR com LEÃO DE AÇO(20º) – 1º média de 27.314(Azona) contra 11.662 do LEÃO DE AÇO. Diferença 15.662 em DEZ ANOS.
    Se o 1º com maioria de tempo jogando Azona, enfrentando o 2º de maior torcida 9 vezes e + os outros “chamados grandes”… como diria determinado jornalista acolá: “ISSO É UMA VERGONHA”.

    Pô! LEÃO DE AÇO passou 8 anos jogando Czona meu. E como gostam de ta falando alguns torcedores – enfrentando: Sampaio, Botafogo-PB, Crb, Picos, Luverdense, Caicó, Globo, Imperatriz, Treze, Tombense, Ypiranga e etc, etc, etc.

    Façam o seguinte: comecem com essa ESTATÍSTICA partindo de agora com LEÃO DE AÇO na área, e daqui a 10 anos MOSTREM pro resto do mundo os números dos Clubes, igual fizeram agora.

    LEÃO DE AÇO: média atual = 11.662 – Sócio Torcedor atual = 25.000(?) por enquanto.
    Enfrentando agora as 2as maiores torcida – e os outros também né -, no final, se LEÃO DE AÇO não aparecer lá pelas cabeças desse ranking aí, de nada adiantou ter chegado onde chegou.

    EM TEMPO: história do LEÃO DE AÇO na Azona: 1992(8º), 2002 e 2004(só subiam 2. Bí vice), 2018(Campeão da Bzona).

    PRESTENÇÃO que é pra não ficarem falando besteiras pelos “butiquins” !!!!!

    • torcedor disse:

      é muito mimimi…..passa hipoglós…Pequenino 15 C

      • João Ximenes disse:

        Ei !

        Eles LÁ(os daqui) 2 x 1 Altos-PI
        – Copa do Nordeste 2019 – 09 de Fevereiro de 2019 – Castelão

        • Publico Pagante: 7500
        • Publico Não Pagante: 291
        • Publico Total: 7791

        # média de 14.384 por jogo últimos 10 anos.

        Ficou bem abaixo da média não ????!!!!!

        Usa talco “pompom” mesmo.

        É por isso que não gosto de tá participando desses “enrola pêido”.

  • Jairo Brasil disse:

    Eu diria, que nos últimos cem anos.

  • Barbosa disse:

    Eu li a matéria negra, sim.
    E é por isso que as vovozetes do canal ficam alegres que nem pinto em merda e não estão levando em conta os anos do Rei Leão de Aço na Série C, ainda que o Fortaleza batesse por quatro vezes o Recorde do Castelão e do Nordeste, mas eram poucos jogos. Enquanto a velha quenga do canal estava na Série B com 38 partidas, fora Copa do Brasil e Nordestão.
    Vovozetes estúpidas não querem ver a verdade, nem e$$e jornali$ta. o Leão de Aço tem a maior torcida do Nordeste.
    Saudações Tricolores!

    • Brasilzin disse:

      Calma Pequenino 15 C….. não foi o Andre Almeida o autor naummmm….foi ema conceituada empresa de consultoria que fez essa pesquisa. Chola Naum Terceirino….passa hipoglós …..

  • Jairo Brasil disse:

    Rapaz, o cara escreveu uma enciclopédia completa para querer que o Fortaleza tenha a maior torcida.
    comecei a ler mas não terminei não. Até porque cada um acha que é maior e melhor que o outro e não aceita nenhum estudo, nenhuma estatística, nenhuma opinião, nenhum trabalho, nenhuma prova – mesmo científica, que não lhe seja favorável. Aí é o reflexo destes novos tempos.

  • Yuri disse:

    Na verdade, o Ceará leva mais torcida que o Fortaleza desde os últimos 105 anos.

  • Edu disse:

    Dois pesos duas medidas, sem mais.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *