Fortaleza e Ceará empataram em 1 a 1 no Clássico-Rei da Copa do Nordeste. Foto: Mateus Danta/O Povo.

Representantes do futebol cearense na Copa do Nordeste, Ceará e Fortaleza fizeram bonito na primeira fase da competição. Ambos realizaram as melhores campanhas de suas chaves e terminaram a fase de grupos na liderança.

No Grupo A, o Fortaleza venceu três, empatou quatro e perdeu somente um dos oito jogos realizados. O aproveitamento foi de 54,2%, somando 13 dos 24 pontos disputados.

O Tricolor foi, isoladamente, o dono do melhor ataque do seu grupo, com 12 tentos anotados, e teve a 2ª defesa menos vazada da chave, com seis gols sofridos (atrás só do CRB, que sofreu cinco).

No Grupo B, o Ceará fez campanha ainda melhor. Líder e invicto, o Vovô é dono do melhor ataque e também da melhor campanha geral, somando todos os 16 clubes participantes.

Com cinco vitórias e três empates, o time de Lisca somou 18 pontos dos 24 disputados. Com aproveitamento de 75%, não perdeu nenhuma vez na competição.

Caso também do Botafogo-PB, que tem a mesma campanha do Alvinegro cearense em pontos, vitórias e empates, mas fica atrás no saldo de gols.

Isso porque a equipe comandada pelo técnico Lisca detém ainda o melhor ataque do Nordestão. Foram 15 gols marcados, com média de 1,9 por partida. O Belo anotou dez gols, com média de 1,25.

Na defesa, o Vovô também foi bem. Com apenas cinco gols sofridos, o Ceará aparece com a segunda melhor defesa do certame, atrás apenas de Botafogo-PB e CSA, que foram vazados três vezes e estão empatados na primeira posição.

Os desempenhos garantiram vantagens, já que ambos jogarão as quartas de final em casa. O Fortaleza enfrentará o Vitória, enquanto o Ceará vai encarar o Náutico. Veja detalhes.

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles