Futebol do Povo

Fortaleza: os grandes méritos dos dois títulos em pouco mais de cinco meses

10729 50

Marcelo Paz e Rogério Ceni comemoram título no Castelão. Foto: André Almeida / O POVO

Do anúncio oficial da contratação de Rogério Ceni (10 de novembro de 2017) até o domingo, 21 de abril, se passaram 527 dias. A continuidade, portanto, é a palavra que melhor retrata o momento recente do Fortaleza. Se o trabalho no estadual 2018 não foi bom, o título da Série B com uma campanha abarrotada de recordes reuniu méritos de uma boa condução da diretoria que deu boas condições ao elenco e de uma comissão técnica comandada por um treinador que precisava retomar a carreira e colocou em prática ideias jamais vistas no clube, tanto em estrutura, como em mentalidade, disposição e jogo ofensivo taticamente.

Assim, o que deu certo ano passado foi mantido em 2019 e por mais que novamente a equipe tenha tido falhas no estadual na segunda fase – correu risco desnecessário de ficar de fora – venceu duas vezes o Guarany de Sobral nas semifinais e duas vezes o Ceará nas finais com muito mérito, sendo dominante fisicamente, tecnicamente e taticamente.

Depois de muitos anos na terceira divisão do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza vive tempos marcantes, até porque também há a semifinal da Copa do Nordeste pela frente, diante do Santa Cruz. São tempos, além de bons, velozes, como são os atacantes Edinho e Osvaldo, símbolos do título estadual 2019. São tempos felizes para o torcedor tricolor, como quando a bola toca os pés de Felipe, a cabeça de Quintero ou as mãos de Felipe Alves.

A arquibancada vibra e nos 17 meses de convívio com Rogério Ceni construiu uma relação de admiração mútua. O técnico e o clube vivem uma relação ímpar de benefícios trocados. Aconteça o que acontecer, já está na história centenária do Fortaleza.

Recomendado para você

50 Comentários

  • Márcio Santos disse:

    Chupa, time e torcida arrogante dos infernos! Quero saber por onde anda o presidente soberbo deles, que disse que seriam campeões facinho, facinho. Piada!

    Por fim, cadê os abestados dessa página, Tiago, Alex Granada (a moça revoltada) e o analfabeto Rangel Brasil? Cadê vocês, vices?

    Não iam ser Tri? Só se for Tri eliminados! Kanal, eu sei quem é pequenininho! Tome peia no lombo dessa velha desbotada!

  • Robson disse:

    Obrigado, Lisca Doído !

    Será sempre lembrado com gratidão pela torcida tricolor por causa dos 2 campeonatos estaduais que deu ao campeão nacional.

    Deve ganhar mais busto lá no terreno emprestado !

    Saudações Campeãs !

    Saudações Tricolores !

  • Marcelo Amaral disse:

    Quero dedicar este título aos kanalenses secadores: Rangel, Klaus e Marcos Souto. Sequem mais seus carniças.

  • Mimimi 47 O penta que nunca houve disse:

    Tudo Normal!
    O maior clube do estado controlando o nosso futebol. No mais o cearanico o minúsculo da Série A, espera pra levar mais lapada na Série A.

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    GRANDE FG OLHA SEU COMENTARIO FOI MUITO OPORTUNO COMO VOÇE É EXCELENTE COMENTARISTA E CONHECEDOR DO FUTEBOL PARABENS PELO SEU COMENTARIO FALANDO DE FORTALEZA COMO ESTA TORCIDA DO FORTALEZA É SEM SOMBRA DE DUVIDA A MAIOR DESTE ESTADO OS NUMEROS ESTAO AÍ .

  • Augusto disse:

    Gestão Profissional!

  • SBriro disse:

    Além, claro, da alegria leonina de poder comemorar 2 títulos em curto espaço de tempo, ganha o futebol cearense, pois as derrotas em série do kanal proporcionaram nossa libertação desse arremedo de técnico chamado Lisca. Só mesmo um time medíocre para cultuar uma figura de tão baixo nível.

  • César Fortaleza disse:

    Ainda bem que o Ceará despachou o Lisca, treinador de uma nota só, ou melhor, de um esquema só.
    Jogadores bons o Ceará tem. Alguns precisam ser mandados para o olho da rua, como se dizia antigamente, e, contratar uns três jogadores de gabarito.E pelo amor de Deus contratar treinador série A.
    Parabéns a torcida do Fortaleza pelo título, e ao Rogério Ceni, que, mostrou ser um treinador que entende do riscado.
    Espero, como torcedor do Ceará, que o time faça uma boa campanha no brasileirão para permanecer na série A, o objetivo de agora em diante.
    Meu domingo não foi perdido totalmente, pois o Curingão foi campeão.
    Abraços

  • Chico Caucaia disse:

    Ceará perdeu o campeonato pela sua inoperância de atacantes, e depois pela doideira do Lisca.
    Vamos pra frente, pra cima deles vozao
    Somente o Ceará é eterno

  • GABRIEL DIAS disse:

    O FORTALEZA ESPORTE CLUBE FOI CAMPEÃO ESTADUAL COM MUITO MÉRITO!
    AFINAL, LEÃO, LEÃO E LEÃO DE NOVO!
    O RESTO É COME-OVO!
    O MAIOR TAMBÉM É O MELHOR!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • César - Fortaleza disse:

    O futebol cearense, apesar de ter dois times na primeira divisão, é literalmente desprestigiado pela grande imprensa do sul/sudeste.
    Assisti a decisão do campeonato paulista pela SPORTV, e, em momento nenhum, deram o resultado do jogo daqui.Informavam o resultado do campeonato baiano e pernambucano.E é que tem uma narrador esportivo da Globo que foi agraciado com título de cidadão cearense.Imagine…!

  • O SIARA VOLTOU A SER HUMILHADO.ALIÁS,NESTA FINAL,O SIARA FOI SONORAMENTE HUMILHADO PELO CAMPEÃO NACIONAL.

    DIZEM QUE ENQUANTO NÃO ACHAREM A TAÇA DO PENTA,A MALDIÇÃO CONTINUARÁ.

    E VÃO SE LASCAR: Rangel, Klaus e Marcos Souto

  • Chico Caucaia disse:

    45 x 42 segue o líder
    Pra cima deles vozao

    • Daniel disse:

      Amigo, se tirarmos os títulos com asterisco, a contagem fica FEC 42 x 39 segundo colocado. “Bora” computar só os títulos conquistados no campo??? Saudações.

    • Amyr Feitosa disse:

      ei Chico SEIS são mais falsos que cobra querendo comer sapo kkkkkkkkkkkkk.

    • Rogério disse:

      Tira esse penta fantasma pra ver quem é que manda. Complexo é osso !Tem nada não vamos passar já já e aí eu quero ver o TJD- Ce dar mais uma canetada em outro penta fantasma.

    • VALTERLAN disse:

      Com 6 titulos ganhos no tapetão, ate o Ibis fica na frente do FEC, imagina o kanal.

    • LeaoRumoaSulAmericana disse:

      Pois é, já foi respondido.

      MAS é muito ridículo alguém ficar se gabando de ser “o maior do estado”, “com mais títulos”, sendo que 5 deles são títulos baseados no TJ que a gente sabe que a maioria é torcedor do Kanal, porque só isso mesmo para fazê-los dar de presente esses 5 títulos para o time kanalense.

  • Jr. Câimbra disse:

    Belíssimo texto !!! Fortaleza foi pleno. FG se houve muito bem ao mencionar que o Fortaleza foi muito bem fisicamente, taticamente e tecnicamente.

    Eu só acrescentaria o “emocionalmente”.

    RC tem o time na mão. E não só os 11.
    Notaram como ele, numa final, enfrentou a torcida tricolor ao escalar o Romarinho ???

  • Robson disse:

    Mais um título para a galeria tricolor e de Rogério Ceni. A hegemonia tricolor dentro de campo é o inquestionável. Até mesmo os alvinegros com toda sua limitação intelectual sabem que os dois clubes HOJE estão em patamares desiguais.

    Porém, é preciso manter essa conquista em perspectiva: o estadual é um campeonato fraco com apenas dois times, sendo que o rival do tricolor é um rato que se olha no espelho e se enxerga um gigante.

    Não se trata de desmerecer o feito tricolor. O maior campeão estadual dentro de campo, dono do maior título do Estado e melhor campanha de um time cearense na Copa NE 2019 é digno de todos os aplausos e reconhecimentos, mas é fato que não tivemos um único rival a altura neste estadual.

    O time que reclamava o título de favorito é muito mais fruto do ufanismo clubístico devidamente reumunerado de parte da imprensa esportiva local do que propriamente um adversário digno.

    Aliás, a facilidade com que o tricolor venceu os 2 jogos da final são prova irrefutável que a suposta superioridade técnica do rival era nada mais do que peça de ficção produzida por alguns profissionais de imprensa e prontamente como compartilhadq pela torcida alvinegra.

    Foi fácil, muito fácil. Mas isso não deve ser atribuído a um nível técnico excepcional tricolor. A verdade é que o tricolor teve seus méritos, mas teve sua vida facilitada por um rival medíocre, com jogadores medíocres e uma torcida medíocre.

    Não vamos nos enganar, o estadual e o Nordestão são importantes, mas o principal objetivo é a permanência na elite. O brasileirão vem aí,não teremos tanta facilidade e precisamos evoluir. Amanhã já devemos ter novos nomes para qualificar o elenco.

    O time que usa o terreno alheio já não é parâmetro para comparação com nosso clube. Nossa referência deve ser o andar de cima e não o de baixo. Por mais arrogante e impopular que pareça dizer, a verdade é que já não há motivos para comparação com o rival. Quem sabe quando eles vencerem um nacional….

    Saudações Campeãs !

    Saudações Tricolores !

  • Marcelo Amaral disse:

    Tem um tal de Carlos torcedor do Kanal, qual o sobrenome dele? Ele sempre brinca com o Fortaleza. Quero dedicar este título a ele também. Seca mais seus carniça!

  • Meireles disse:

    45-5=40 tirando o penta fantasma

    • Amyr Feitosa disse:

      menos o de 1992 quando ganhamos e eles foram quarto mas decretados co-campeões pela fedorentação a conta baixa para 39 … eles adoram mesmo é chocolate quente.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Muito se fala apenas do Ceni no FEC. Mas é preciso tbm reconhecer quem o trouxe. O trabalho da diretoria leonina tem sido muito bom. .Marcelo Oaz soube ser visionário ,mas de forma racional,seduziu Ceni não apenas com salário mas com todo um projeto … Quanto ao Ceará,ao que pese o ótimo trabalho financeiro dos últimos anos, essa diretoria aí tem muito em que avançar nas suas ideias…Hoje o clube reúne condições de se planejar melhor para as competições. Mas 2019 foi um fracasso futebolisticamente até aqui…Que eles caiam em si e reflitam. Da pra salvar 2019. Se manter na série A sem grandes sustos será um alento pra torcida e sem dúvidas mais uma subida de patamar para o clube. Não acho que estamos tão mal assim…A briga vai ser parelha com nossos concorrentes diretos…Mas se trabalharmos direitinho mandando embora vários dos atual elenco e contratando com base em critérios, da sim para nos mantermos mais uma vez, não acho que apenas tecnico vai resolver nossos problemas …Agora é trabalhar em silêncio ate a estreia contra o CSA. Enquanto isso aguentar zoacoes dos arrogantes e nojentos tricolores…. Obrigado Lisca! A fila do Sine é pouco pra você depois dessas 2 humilhações pra essa corja nojenta do pici…

  • Marcelo Amaral disse:

    Fica triste não Leandro, até o final do ano é muita peia no Kanal. Dorme com essa kanalense!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Oh Marcelo Amaral, calma que o que é de vocês está guardado… O atual campeão nacional ,o nacional que vale,de série A ,está vindo aí pra colocar gente arrogante e soberba como vocês no devido lugar…

  • Márcio Santos disse:

    Leandro, tu torce pro Siará (sem nacional), e quer falar de soberba e arrogância? Ou você é louco ou se faz.

  • Barros da Serrinha disse:

    Ei Leandro, é muita pêa no Kanal kkkkkkkk

  • Daniel disse:

    Estão tudo caladinho!

    Arrogância kanalense?
    Chupa!

    Parabéns ao maior campeão do estado!

    O penta não existe que eu sei… no Castelão você virou freguês… Lembrar você, sou campeão nacional!!

    Chupa kanal!

  • Amyr Feitosa disse:

    no futebol de hoje onde não mais existem craques um time se faz com um sistema adequado e coerente … aí tome chocolate.

  • FABIANO disse:

    PARABÉNS FORTALEZA ESPORTE CÁLUBE!
    PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM O LEÃO VENCEDOR! DESDE O PRESIDENTE, PASSANDO PELOS BRAVOS ATLETAS, TREINADOR, ASSISTENTES, FUNCIONÁRIOS, TOÍNHA E OS SEGURANÇAS DO MAIOE CLUBE DE FUTEBOL DO ESTADO.
    A INVEJA QUE VEM DE BAIXO NÃO NOS ATINGE!
    ETERNAMENTE LEÃO!

  • FORTALEZA QUERIDO IDOLATRADO ESTARÁS SEMPRE GUARDADO NO MEU ♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️

  • João Ximenes disse:

    DECIDI não esticar a conversa, porque quando se é CAMPEÃO, pra quem perde vai ser prepotência. Mas duas teem de ser REPETIDAS, porque já vinha escrevendo quando das oportunidades e matérias do LEÃO DE AÇO por aqui:

    1. “pro CEARENSE e NORDESTÃO, time da pro gasto”. Um já foi.
    2. “tem uma linha muito tênue entre a TEIMOSIA e a CONVICÇÃO. A ‘teimosia’ é uma ‘convicção’ que não deu certo”. Isso serve pra Eles LÁ(os daqui).

    No CEARENSE confirmou-se o que EU já esperava(previa). Aquela história do: “pro CEARENSE e NORDESTÃO, time da pro gasto”. Já pra Azona o bicho pega(se pra NÓS a coisa fica feia, imagina pra quem dançou pra NÓS).
    Agora é tentar o NORDESTÃO, que pra também se CONFIRMAR, tem 3 “joguin’s” apenas(antes tem estreia na Azona domingo agora).

    Copa do Brasil, Nordestão, Azona vão tá “encangadas”(entrelaçadas). Vitórias e derrotas vão fazendo a diferença nos jogos em ambas as competições(vitória gás; derrota procurar acertar logo).

    AGORA, vem aí uma sequência de Azona já no domingo(28), Palmeiras lá; Athético-PR dia 01.05 aqui; Botafogo-RJ dia 05.05. no Maraca(?); depois o Santinha aqui pelo Nordestão dia 07.05.
    CAMPEÃO com uma sequência de Azona pela frente… CADA JOGO AÍ VAI DEFININDO A LONGA CAMINHADA DO LEÃO NESSA Azona PESADONA

    Do jogo em si, TENHO a dizer somente o seguinte: PARABÉNS pra todos os TRICOLORES, diretoria e agregados; ao professor CENI que tá dando preferência – até agora – ao LEÃO DE AÇO apesar dos contatos de outras equipes; e por tabela, MELHORAS plenas e rápidas ao PAI do professor Ceni que encontra-se enfermo, e que também já é CAMPEÃO.

    ÉÉÉÉ CAMPEÃOOOOOOOOOO !!!!!

  • Robson disse:

    A referência à soberba por parte de alguns alvinegros é curiosa.

    Afinal, não foi o presidente do clube terrenista que afirmou que iam ganhar o estadual “facim” ?

    Parece que o kanelal faz da falta de lógica uma lógica própria.

    Seja como for, leio com o muita tristeza a notícia da saída do doido do comando técnico do time alvinegro. Uma pena !

    De qualquer forma, terá sempre a gratidão da torcida do campeão nacional.

    Kkkkkkkkkk….

    Saudações Tricolores !

  • VALTERLAN disse:

    conheci muitos arrogantes e diziam Tri, tri, tri, eles cantavam com tanto fervor, mas no dia 21/04 seu canto mudou, para tri, tri, tricolor.

  • César - Fortaleza disse:

    O penta foi ganho em campo e referendado pela Fifa, portanto não tem como contestar.
    Vocês torcedores do Fortaleza, vão bater nesta tecla até a eternidade por pura inveja.
    Quanto tempo o Fortaleza passou na C mesmo? Respondam!!!

    • LISCA NORMAL disse:

      Não deixa de ser invencionice esse “penta”
      (Faço é rir dessa marmota).
      Se inventar título, mesmo homologado, faz bem para vocês, parabéns. Continuem comemorando o que não existiu, que a gente comemora o que se ganhou em campo. 42×39 pra nós, em campo.
      De 2000 a 2019, são 12 títulos nossos contra 8 estaduais de vocês, incluindo o do pênalti roubado de 2002 e o de 2006 com jogador irregular (o CSC foi “inocentado”, mas o jogador estava irregular, isso é fato). Isso com vários anos na Série C, imagina a gente na B ou na A… Isso mostra a INCOMPETÊNCIA desse timeco.
      Ganhamos 1 título nacional e vocês ganharam um botijão da gás da Nacional.
      Quero ver quem segura esse Leão, nesse ano já foram duas lapadas no Kanalzim…
      ST

  • Yuri Guimarães disse:

    QUE FIFA QUE RECONHECEU POR..A NENHUMA DESSA ENROLADA HORROROSA DO PENTA INEXISTENTE DO KANAL?
    TÁ LOUCO, CÉSAR INCONFORMADO?
    JÁ NÃO BASTAVA O INJUSTIÇADO DO COITADO DO LISKA LOUKO?
    NO SITE DA FIFA NÃO FALA NADA SOBRE ISSO.
    QUERIA SÓ VER ALGUMA PROVA, ALGUM JORNAL, ALGUMA TESTEMUNHA, ALGUM JOGADOR, ALGUM VICE-CAMPEÃO, ALGUMA TAÇA DA ÉPOCA, ALGUMA VERDADE…..
    FALAR É FÁCIL, DIFÍCIL É FAZER (QUE O DIGA O ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA ).
    AVANTE OS CAMPEÕES.
    SÓ OS CAMPEÕES!

  • Yuri Guimarães disse:

    ◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇
    FICA MITO!
    ◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇
    A MAIOR GALERA DO ESTADO ESTÁ PEDINDO.
    ◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇◇
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • carlos disse:

    O Ceará ganhou a tríplice corôa, só que não, campeão cearense, da copa do nordestee copa do Brasil.

  • César - Fortaleza disse:

    Por que alguns comentaristas deste espaço só escreve em letra maiúscula parecendo querer escarrar na cara da gente?Acho antiético.
    Não sei se o Graziani pensa da mesma forma.
    Procuro colocar meus comentários de forma a não ofender ninguém.
    O futebol pra mim é um divertimento , como o cinema e outras formas entretimento.
    Esse ódio extremado dos torcedores Fortaleza pelo Ceará e vice-versa, não leva a nada, ou melhor, só provoca violência como estamos acostumados a ver na mídia brasileira e até internacional.
    Abraço

  • Lucas Leão disse:

    Esse César – Fortaleza, que daria mais certo ser César – kanal, deixa transparecer toda sua arrogância e inveja sem limites, características tão comum em um urubu fétido do kanal.
    Informe-se que é melhor, dói menos!
    O Leão é o Maior e o Melhor!
    Saudações Tricolores!

  • César - Fortaleza disse:

    Obrigado, não mereço tantos elogios por parte de um torcedor do Fortaleza .
    Estou realizado.
    Abraço

  • LeaoRumoaSulAmericana disse:

    É isso ai, o que era esperado aconteceu e foi justo! 🙂

    Agora, pra mim, as metas principais do clube são manter o Rogério no time, mas também sem fazer esforços absurdos, vamos ver se ele prefere ficar no Leão também ou ir para um time menos expressivo e preto-e-branco, como o Galinha de Minas. Também garantir o título da Copa do Nordeste que considero esse ano, depois da eliminação de Bahia, Vitória [pelo próprio Leão e com autoridade], Kanal e com a ausência do Sport, algo bem provável. Sem soberba, pois isso deixamos para os Kanalenses de plantão.

    Outras metas é chegarmos nas quartas da Copa do Brasil ou semi-final, o que seria grandioso também, e se classificar para a Sul Americana de 2020, não apenas se manter na Azona.

    Vai Leão! 😀

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    NESTE NOSSO FUTEBOL É MUITO ENGRAÇADO O VALDO DO SEARA DOIDO PRA GANHAR PONTOS COM O NOVO TREINADOR COMEÇA BABANDO ELOGIADO O NOVO TREINADOR VAI JOGAR BOLA COISA RUIM.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − cinco =