Photo by Steve Johnson on Unsplash

Não raro aparece a indagação: por qual motivo o sinal da transmissão do Esporte Interativo (via TNT) dos jogos de Ceará e Fortaleza na Série A realizados na Arena Castelão é cortado para quem está na cidade de Fortaleza.

A explicação é a seguinte: há uma cláusula redutora no contrato assinado com a Globo. Caso o sinal seja liberado para a praça onde é realizado o encontro na TV fechada, a emissora deixa de pagar 20% do valor assinado com os clubes.

Assim, para não perderem considerável valor, Ceará e Fortaleza avisaram ao Esporte Interativo para que o sinal seja cortado logo que o pré-jogo comece, cerca de uma hora antes de cada partida. Já os assinantes do resto do país assistem normalmente.

O objetivo da Globo é simples e legítimo: com as partidas de Ceará e Fortaleza não sendo transmitidas para Fortaleza, o torcedor que quiser ver todos os jogos do seu time pela TV fica com uma única alternativa, justamente assinar o Canal Premiere, que pertence ao Grupo Globo. Do contrário tem que aguardar a TV aberta (também a Globo) colocar o jogo dos rivais cearenses na programação da TV Verdes Mares, algo que não é muito usual.

Com exceção do Palmeiras, a cláusula redutora também vale para as outras equipes que assinaram com a Turner, empresa norte-americana proprietária do TNT e da marca Esporte Interativo.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles