Imagem: Divulgação

Já disponível nas lojas, o aplicativo possui foco em “listening” e emite estímulos constantes para que o aluno alcance a fluência no idioma no seu próprio tempo

Começar um curso de Inglês, parar, retomar, trocar de curso, parar novamente. Essas são as etapas percorridas pela grande maioria das pessoas em suas tentativas de alcançar a fluência no idioma, meta alcançada por poucos. Estima-se que apenas 5% dos brasileiros sejam fluentes em inglês. Para reverter esse cenário e tornar o aprendizado da língua mais atrativo, já está disponível nas lojas de aplicativos o app FluencyRun, idealizado pelo professor Felipe André, do curso “Jornada do Inglês”.

O novo aplicativo se destaca por trazer elementos da linguagem dos videogames em seu conteúdo e no modo de interagir com o aluno. A proposta é ativar “gatilhos” que despertem a vontade de alcançar a desejada fluência em inglês. “Muitas pessoas se queixam que os cursos tradicionais dão muito pouco ou nenhum feedback. A finalidade do nosso app é justamente outra: o aluno será constantemente lembrado da meta que estabeleceu, do caminho já percorrido e do quanto ainda falta para chegar ao seu objetivo. Ou seja: é um aplicativo que valoriza o poder do estímulo”, explica Felipe André.

Como funciona?
No aplicativo, o próprio aluno vai definir seus objetivos, tais como: “por que eu quero ser fluente em inglês?”; “em quanto tempo quero atingir essa fluência?”. Com base nessas definições, o app fará o acompanhamento frequente do estudante, inclusive emitindo alertas caso o aluno deixe de acessar a plataforma: “você desistiu do seu sonho?”, é um exemplo de pergunta que poderá ser feita, lembrando ao aluno a importância de retomar a sua jornada.

Felipe explica que é nessas características – definição de meta, feedback constante, incentivos à não desistência – que o app traz elementos da linguagem gamer. Segundo o professor, “esses são alguns exemplos de ativações que atuam na área do cérebro conhecida como ‘sistema límbico’,responsável pelo estímulo. Então, ao desenvolvermos um app cuja interação combina esses elementos, temos a expectativa de que o aluno se sinta mais motivado a permanecer empenhado na sua meta de atingir a fluência em Inglês”.

O conteúdo do novo aplicativo é baseado, principalmente, em áudios reais de inglês: filmes, seriados, palestras, entre outros temas. A partir dos áudios, o aluno fará as atividades relacionadas, tais como: conectar sinônimos, ligar palavras à sua respectiva imagem, atividades de falso ou verdadeiro, reordenar e rearranjar frases, exercícios de múltipla escolha e até mesmo responder perguntas. Tudo de forma prática e intuitiva.

Pontuação e imersão em Nova Iorque
A cada atividade desenvolvida, o aluno soma pontos e ganha posições em um ranking com todos os que fizerem o download do app. A cada semestre, os três alunos com melhor pontuação ganham uma viagem a Nova Iorque para uma imersão completa em inglês durante uma semana.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles