REFRIGERANTE

DIGA NÃO AO REFRIGERANTE

 

            Por trás da aparência doce e com o gostinho de infância, o refrigerante é um grande vilão, não só para quem quer perder peso, mas para a saúde.

            Não é novidade que o refrigerante é uma paixão mundial. Independente dos seus inúmeros sabores, a bebida conquistou milhares de pessoas, sendo declarada uma das bebidas mais consumidas do mundo.  Nessa semana, um LEITOR do Em AÇÃO me procurou porque passa por um problema muito comum para quem quer mudar seu estilo de vida. Confira abaixo:

             Há quase dois anos eu decidi parar de tomar refrigerante. Foi uma decisão radical, pois cortei de uma vez a bebida e senti muita falta no início. Uma das coisas que me fizeram tomar essa decisão foi o conhecimento a respeito dos diversos malefícios do consumo do refrigerante e o quanto faz mal não só para a forma física, mas para a saúde em geral.

            Em relação ao corpo, o consumo de refrigerante pode acabar com a boa forma ou impedir que alguém a conquiste. A bebida é muito rica em açúcar, o que chega a ser em média seis colheres de sobremesa de açúcar para cada 200 ml de refrigerante. Esse consumo em excesso desencadeia um aumento na produção de insulina, que facilita o ganho de peso e pode levar a diabetes. Além do ganho de peso, a grande quantidade de açúcar e sódio causam as terríveis celulites.

 

            O refrigerante possui um grande numero de substâncias artificiais e o seu valor nutricional é quase zero. A bebida possui corantes, conservantes, muito sódio e acidulantes, fazendo com que o seu consumo pode levar a sérios problemas. A Coca, assim como outros refrigerantes que possuem cola, pode levar a problemas como o enfraquecimento dos ossos e, consequentemente, aumenta a incidência de doenças ligadas aos ossos. Os dentes também sofrem muito com o consumo de refrigerantes. Por ser rico em açúcar, o refrigerante pode levar ao aparecimento de caries.

*

            Parar de tomar refrigerante é uma das tarefas mais difíceis para quem busca uma vida mais saudável, afinal é comum que seu consumo seja desde a infância. É inegável que o sabor é ótimo, mas devemos levar em consideração o quão mal esse consumo pode fazer. Não existe uma receita para parar de tomar refrigerante, mas tenho dicas preciosas:

1) Sempre prefira água ou sucos: atualmente é muito comum que as festas possuem uma variedade maior de bebidas. Ou seja, não terá apenas refrigerante, mas também sucos e/ou água. Então prefira uma dessas bebidas. Afinal, se você tem opção fica mais fácil resistir.

2) Braz, eu detesto suco: é muito comum, pela falta de costume, que as pessoas não gostem muito de suco. Uma dica que dou é começar a comer mais frutas. Como seu paladar se acostumará com as frutas, o consumo de suco fica mais fácil.

3) Não pare de uma vez: eu fui radical e cortei de uma vez, mas isso não significa que todos precisam seguir esse exemplo. Seria o ideal, mas se você gosta muito de refrigerante, comece a tomar apenas um copo aos finais de semana. Quando você toma menos refrigerante, o consumo posterior passa a não ser tão saboroso. Com o tempo, é como se ‘‘descesse rasgando’’ por conta da quantidade de gás.

*

Qualquer dúvida ou sugestão me procurem a vontade no meu email pessoal (brazsjunior@gmail.com) ou no meu perfil do instagram (@brazsimplicio). Muito obrigado e até a próxima.