Olá! A coluna Todos os Sons traz o melhor da música desta semana. Que tal ouvir 102 gravações raras do Nirvana? Tem ainda música inédita do Belle & Sebastian, o novo projeto de Jack White e os clipes da semana com Panda Bear, The Maccabees e Will Butler. Aumenta o som!

***

RARAS DO NIRVANA 

unnamed (1)

A revista Rolling Stone catalogou nada menos do que 102 músicas raras do Nirvana*. Esse verdadeiro presente aos fãs da banda grunge contém b-sides, covers, cortes de faixas de álbuns da banda, demos caseiras e experimentos de Kurt Cobain com seu grupo. Toda essa movimentação em torno do baú do Nirvana certamente se deve ao novo documentário “definitivo” sobre Cobain, chamado “Kurt Cobain: Montage of Heck”, com estreia marcada para 4 de maio no canal HBO. Já havia mencionado o filme aqui.

Nessa onda de raras canções, o diretor do longa-metragem, Brett Morgen, decidiu compartilhar conosco um curto trecho de uma música nunca antes revelada, que foi achada durante a pesquisa do “Montage of Heck”. Ela está no vídeo abaixo, que traz parte do filme também rodeado de animações.

Mesmo com toda essa movimentação em torno de Kurt e do Nirvana, a filha de Cobain, Frances Bean Cobain, 22, pegou todos de surpresa nessa última semana ao declarar que não é “tão fã do Nirvana”. A jovem, que produziu o documentário, disse que prefere Oasis, Mercury Rev e Brian Jonestown Massacre. Mesmo assim, comentou sobre algumas canções à Rolling Stone: “’Territorial Pissings’, do disco Nevermind, é uma música muito boa. E ‘Dumb’, do In Utero, me faz chorar em todas as vezes que a escuto”.

*Ouça as 102 músicas raras do Nirvana: http://www.rollingstone.com/music/lists/no-apologies-all-102-nirvana-songs-ranked-20150408/black-and-white-blues-20150408

PLAY:

[youtube]https://youtu.be/Tu9I_VK81fQ[/youtube]

****

INÉDITA DO BELLE & SEBASTIAN 

unnamed (2)

E por falar em músicas raras, um dos ex-membros do Belle & Sebastian, Stuart David, decidiu revelar um b-side da banda. A música se chama “Paper Boat” e foi escrita por volta de 1998, quando o B&S lançava o álbum “The Boy With the Arab Strap”. A canção veio acompanhada de um vídeo dirigido por uma colaboradora de longa data da banda, Karn David. As imagens mostram momentos de férias do grupo na época. O líder do Belle & Sebastian Stuart Murdoch e a ex-integrante Isobel Campbell se divertem em Aberdeenshire, na Escócia, no mesmo ano em que a música foi composta.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DdVKTU3fWw8[/youtube]

****

JACK WHITE E A HISTÓRIA DA MÚSICA

unnamed (3)

Jack White parece sempre estar dando um passo à frente. Dessa vez, se juntou ao ator Robert Redford e ao músico T Bone Burnett para produzir uma série documental de três partes, um longa-metragem chamado “America Epic” e gravações exclusivas. O documentário e filme são narrados a partir da história do uso de uma máquina de gravação primitiva utilizada pelas gravadoras em 1920 à medida que excursionavam pela América do Norte. O aparelho, pela primeira vez, “capturou a expressão crua de uma cultura emergente”, segundo a nota do filme que será dirigido por Bernard MacMahon.

O registro do blues, do country, do gospel, da música havaiana e da música folk, que emergiam nos EUA, esteve preservado por causa dessa tecnologia que o filme resgata. A obra irá explorar também as histórias de músicos importantes para a cultura popular do país, utilizando filmagens inéditas, fotografias inéditas e entrevistas exclusivas com algumas das últimas testemunhas vivas “de uma revolução cultural cujas reverberações são sentidas até hoje”.

Outra iniciativa interessante do filme é a reconstrução dos modelos de gravação dos anos 1920. Resgatando cada elemento dos materiais usados na época – incluindo os microfones originais e amplificadores – o projeto convida uma série de músicos de alto nível para gravar nessa atmosfera: Jack White, Beck, Elton John, Nas, Willie Nelson,  Alabama Shakes, Los Lobos e Steve Martin & Edie Brickell estão entre os músicos de destaque.  A previsão para lançamento será no segundo semestre deste ano.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=jcbATyomETw[/youtube]

****

CLIPES DA SEMANA

A música experimental de Noah Benjamin Lennox – o Panda Bear – ganhou mais um vídeo. “Tropic of Cancer” recebeu um clipe psicodélico à altura de suas composições. Dirigido por seu parceiro no Animal Collective, Avey Tare, o vídeo traz imagens eletrizantes em slow motion. A música está no seu último álbum “Panda Bear Meets the Grim Reaper”, lançado em janeiro deste ano.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9qgshAuvxxg[/youtube]

Quem também lançou clipe foi a banda britânica The Maccabees, que, em breve, estará de álbum novo. A música da vez se chama “Marks To Prove It”.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=3Kt3aN6Ey8w[/youtube]

Por fim, temos um novo clipe de Will Butler, integrante do Arcade Fire, que lançou seu álbum solo de estreia neste ano: o “Policy”. A música “Something’s Coming” ganhou um vídeo dirigido por Marcel Dzama.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=n_rWqzk1zyI[/youtube]

 

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com

lucas