O Livro/Catálogo será lançado na quinta, dia 19 de janeiro de 2023 às 19hs no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, trazendo um importante recorte do acervo do artista

O significativo papel de Chico Albuquerque na fotografia brasileira do século XX está diretamente associado à sua trajetória, por sua originalidade e pioneirismo. Nascido em Fortaleza, em 25 de abril em 1917, o jovem Francisco Albuquerque começou sua carreira no cinema, aos 15 anos, como auxiliar do pai, Adhemar Bezerra de Albuquerque, também cinegrafista amador. A partir de 1934, produzindo retratos no estúdio fundado pelo pai em Fortaleza, a Aba Film, iniciou-se profissionalmente na fotografia.

Em 2017, foi realizada uma grande exposição comemorativa do centenário do fotógrafo, reunindo mais de 400 obras no Museu de Arte Moderna do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Um recorte desta retrospectiva traz a público dezenas de imagens do acervo, que agora estão também publicadas em um livro/catálogo, evidenciando a influência de Chico Albuquerque na fotografia moderna e contemporânea brasileira.

O lançamento do Livro/Catálogo O Fotógrafo Chico Albuquerque acontecerá no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no dia 19 de janeiro às 19hs, com a participação de Gentil Barreira (proponente do projeto), Patricia Veloso (responsável por parte do acervo do artista), Valéria Laena (Assessora de Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) e Tibico Brasil (Autor do Documentário “A Luz Salva”). Contará também com a presença especial de Marco Albuquerque (neto de Chico e representante do acervo da família). Na ocasião serão distribuídos 50 exemplares do livro para o público presente.

* Este projeto foi apoiado pela Secretaria de Cultura através da Lei Estadual de incentivo à cultura – Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006 – IX Edital Mecenas, com recursos repassados por meio da Enel Distribuição Ceará. Conta com a parceria do Instituto Moreira Salles e da Terra da Luz Editorial.

 

SERVIÇO:

Lançamento do Livro/Catálogo O Fotógrafo Chico Albuquerque.

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 

Data: Quarta-Feira (19 de janeiro de 2023) 

Horário: 19 horas

Entrada: Gratuita

Contato para informações: Patricia Veloso – 85 98878 7021 (Terra da Luz Editorial)