Marca criadora da calça jeans traz as visões de estilistas nacionais, profissionais e influenciadores de moda do Brasil para reafirmar a potência de sua invenção no setor e além dele; Nomes como Rafaella Caniello (Neriage), Jubba Sam (Dod Alfaiataria), Tom Martins (Martins) e Will Cypriano (Cypriano) fazem parte do projeto.

Neriage- Verão 2024-
29/08/2023
Foto: Marcelo Soubhia / @agfotositelevis

Há 150 anos, quando Levi Strauss e Jacob Davis inventaram a primeira calça jeans como um uniforme para os trabalhadores do Oeste dos Estados Unidos, não imaginavam que a peça ganharia o mundo como ícone fundamental da história da moda e se tornaria uma grande tela em branco para múltiplas expressões através do estilo – sejam elas estéticas, de comportamento ou de mudança política. O jeans foi e é a base da manifestação de autenticidade de várias tribos através das décadas, e por isso é sinônimo de criatividade para todos os estilos e peça essencial em qualquer coleção de moda.

 

Como parte da celebração dos 150 anos do primeiro modelo de calça jeans da história e sua relevância, a 501®, neste segundo semestre, a Levi’s® vai reunir visões de estilistas brasileiros junto a profissionais e influenciadores do mercado nacional, para reafirmar a potência de sua criação na moda e fora dela com o projeto LOOK – Olhares Através da Moda. A iniciativa homenageia a história da Levi’s® e sua contribuição para a moda mundial através de um mergulho na energia criativa única da moda feita no Brasil. Por meio do upcyling, os designers vão deixar sua marca na clássica 501®, resultando em criações surpreendentes que serão mostradas no decorrer das etapas do projeto, que neste ano acontecerá entre agosto e novembro.

 

Os estilistas participantes são referências contemporâneas de criatividade na moda brasileira, cada um com sua assinatura estética e seu posicionamento. Rafaella Caniello, da Neriage, Jubba Sam, da Dod Alfaiataria, Tom Martins, da Martins e Will Cypriano, da Cypriano estarão com suas criações em ações do projeto e vão protagonizar conteúdos e uma campanha com as peças para a Levi’s® – o processo começa com a revelação da parceria, segue com a documentação do processo de criação do estilista com as peças da marca, a campanha e, para celebrar todo movimento criativo feito, uma exposição finaliza o projeto.

 

A primeira edição de LOOK foi lançado no dia 28 de agosto, e seu primeiro grande momento aconteceu no dia seguinte, no desfile da Neriage, em que as criações da marca com as peças Levi’s® foram mostradas. A densidade do jeans irá se desdobrar nas formas amplas e texturas plissadas que traduziram o universo poético e onírico de Rafaella Caniello. O ponto de partida da estilista foi o poema “Ítaca”, do poeta grego Konstantínos Kafávis. O mesmo texto é fonte de inspiração constante para a obra do artista cearense Leonilson, e com esse ponto comum Rafaella o traz como referência para a coleção.

 

Não à toa, as peças fluidas, artesanais e únicas da estilista vão desfilar na Pinacoteca Luz. Lugar e ocasião perfeitos para o jeans surgir como a grande ferramenta para criatividade quase ilimitada, suporte para as mais diversas expressões estéticas. O encontro entre a Levi’s® e a Neriage é certeiro também porque participar do projeto LOOK foi a oportunidade de a marca trabalhar com jeans pela primeira vez, desejo antigo de Rafaella que, depois de algumas tentativas, viu nessa parceria a maneira ideal de realizá-lo.

 

Para além de um projeto, LOOK – Olhares Através da Moda é um movimento de autenticidade, que busca celebrar algo único e atemporal, como a 501®, abraçando o novo com a expressão de visões e contextos através da criatividade. Assim, a iniciativa também quer apontar para o futuro, reafirmando potencialidades da moda brasileira e inspirando a percepção dela como uma grande jornada criativa.