Uma das funções mais divertidas que o finado MSN Messenger possuía era a de poder jogar Damas e alguns outros jogos com seus amigos. Inúmeras foram as noites que passei  em claro conversando e jogando um pouquinho entre as conversas.  Uma função parecida foi criada agora no Facebook Messenger: Utilizando um comando no aplicativo, é possível jogar xadrez com seus contatos. Saiba como!

A novidade foi revelada através de usuários do Reddit, famoso fórum norte-americano. Para iniciar uma partida, é preciso abrir a janela de conversa de um contato e digitar “@fbchess play”, com esse comando o tabuleiro irá aparecer na conversa. Para mover as peças é um pouquinho mais complicado.

Como o jogo utiliza o sistema de Notação Algébrica, para mover as peças é preciso digitar três códigos diferentes, selecionando primeiro qual peça será movida e para qual casa ela irá. Cada peça é identificada por uma letra:

– Rei: K (de King)

– Dama: Q (de Queen)

– Bispo: B (de Bishop)

– Cavalo: N (de kNight)

– Torre: R (de Rook)

– Peões: P (de Pawns)

Para mover um peão, por exemplo, você deve digitar “@fbchess Pa3”, assim a peça irá mover uma casa para frente. Não entendeu? Digite “@fbchess help” que o aplicativo irá de explicar como jogar. Digite “@fbchess undo” para a última jogada realizada seja desfeita.

Já sabe com quem vai jogar uma partida?

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles