fb-post

Criado em 2009, o WhatsApp tornou-se um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais importantes do mundo (há quem defenda que ele é o principal). Desde então, o aplicativo já passou por diversas atualizações e ofereceu novas funções para os usuários. Mas a visibilidade e popularidade do ‘whats’ trouxe consigo maus olhares, e entre eles estão os hackers. 

Sedentos, os hackers fazem uso da curiosidade e inocência do usuários e proliferam seus “links” para obterem informações preciosas ou até mesmo ganharem dinheiro com isso.

Para você ficar livre de vez dos vírus, malwares e spans daremos algumas dicas de como se proteger desse tipo de conteúdo malicioso.

Dica 1: Pensar duas vezes antes de clicar em um link

Se um amigo te mandar um link do nada, sem mais nem menos, e na mensagem pedir para você clicar nele. Tome cuidado! Há grandes possibilidades de ser um vírus.

Nesse caso, fale com seu amigo. Pergunte se foi ele mesmo que mandou e do que se trata. Assim você estará se prevenindo e alertando seu amigo de que o celular dele, possivelmente, está com vírus.

Dica 2: Links promocionais

Se por ventura chegar alguma mensagem sobre uma promoção relâmpago de uma loja oferecendo um produto com valor bem abaixo do mercado, abra o olho.

Links desse tipo são bem comuns e podem contaminar seu celular e, além disso, pegar alguns de seus dados. É melhor não abrir e, se possível, avisar ao emissor da mensagem.

Dica 3: Novas versões do aplicativo

Esse golpe é o mais comum. Ele existe desde que o aplicativo foi criado. Contando com a curiosidade e ingenuidade dos usuários, esse golpe tem como característica oferecer algum novo recurso do aplicativo tais como: WhatsApp Azul ou Gold, Videoconferência, saber quem te adicionou, entre outros.

A solução é bem simples. O WhatsApp, toda vez que possui uma novidade, faz a atualização automática ou disponibiliza a nova função para todos os clientes em suas respectivas plataformas de download (Play Store, App Store e Windows Store).

As dicas são simples, porém eficiente. Caso você veja algum link mal intencionado não repasse, assim todos terão um pouco mais de segurança.

Ps: Não deixe de lado os anti-vírus. Eles são importantes para o bom funcionamento dos aparelhos.

 

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles