noticias-falsas-google-facebook-agambiarra

Internautas brasileiros que ativaram, no Facebook, o Inglês como opção de idioma já podem (apenas) observar uma das formas encontradas pela rede social de combater notícias falsas.

Para esses usuários do Brasil, a ferramenta está disponível apenas para visualização.  As denúncias são mandadas por um serviço de geolocalização e só podem ser feitas nos Estados Unidos, na França e na Alemanha, por enquanto.

A explicação para que esse serviço funcione apenas nesses países surgiu a partir das polêmicas com a eleição de Donald Trump para presidente dos EUA. Pessoas influentes, como comentaristas e colunistas norte-americanos, afirmaram na época que a propagação de notícias mentirosas na rede social contribuiu para que Trump fosse eleito. Em relação à Alemanha e à França, existe um temor entre esses países europeus de que aconteça o mesmo com eles já que suas eleições para presidente estão próximas.

Como funcionará as denúncias?

Vídeos e fotos ainda não poderão ser sinalizados como falsos. A denúncia valerá apenas para links externos publicados no Facebook.

Agora, ao clicar em “denunciar publicação”, além de aparecer as opções “é spam”, “acredito que não deveria estar no Facebook” e “é irritante ou desinteressante”, aparecerá uma outra: “it’s a fake News” (isso é uma notícia falsa).

Essa é mais uma medida do Facebook para combater o avanço de desinformação em seu sistema.

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles