Foto: Reprodução/ Android Police

O WhatsApp acaba de ganhar uma nova atualização que permite ao usuário utilizar PiP (Picture in Picture) duranta as chamadas de vídeo. Ou seja, o novo recurso possibilita permanecer em uma vídeo conferência mesmo quando o usuário está em outras janelas de conversa de texto no WhatsApp ou fazendo outra coisa em outro app (veja um exemplo na imagem acima).

A novidade está disponível apenas para Android e apenas nos celulares que estiverem com o sistema operacional atualizado para a versão 8.0 ou superior, também conhecido como Android Oreo. Isso porque o WhatsApp se utiliza de novos recursos disponíveis apenas nessa versão do Android para conseguir fazer esse novo PiP funcionar. O problema é que como a atualização do sistema Android é muito recente, ela apenas foi lançadas para os celulares de Google, o Pixel e o Nexus. No entanto, em breve outros modelos deve conseguir acessar o novo Android Oreo oficialmente. Outros apps como o Messenger, conseguem fazer a função PiP funcionar mesmo sem os recursos do novo Android 8.0.

Sobre o novo recurso do WhatsAPP, quando o usuário que estiver em uma chamada de vídeo apertar o botão voltar, a videochamada permanecerá aparecendo, mas agora em uma pequena janela flutuante.  A janelinha pode ser movida livremente pela tela e, quando o usuário parar de arrastá-la e soltá-la, ela será fixada em um dos quatro cantos. No momento que o usuário toca na tela ela aumenta de tamanho, retornando ao tamanho normal quando outro ponto da tela for tocado. Para dispensar o vídeo e continuar a chamada apenas por áudio é só deslizar a janelinha para baixo da tela.

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles