Por Januele Melo
Como é de costume no fim do ano, diversas retrospectivas são feitas nas redes sociais. Seguindo essa tendência, o Instagram divulgou, nesta semana, as hashtags mais usadas em 2018. No Brasil, a #tbt (throwback thursday, na tradução, de volta para quinta-feira) foi a tag mais usada neste ano.
Mesmo que tenha viralizado no começo do ano, os usuários do Instagram – que postavam fotos nostálgicas do passado acompanhadas pela tag -, ainda fazem uso dela para rememorar acontecimentos, mas sem a “obrigatoriedade” de publicar as imagens apenas nas quintas-feiras.
Além da #tbt, outras tags foram muito utilizadas pelos internautas. Por conta da tradição carnavalesca que o Brasil tem, a tag #carnaval2018 viralizou entre os usuários nos primeiros meses do ano. E, como em 2018 houve a disputa da Copa do Mundo, sediada na Rússia – terminada com vitória da seleção da França -, a hashtag #copadomundo esteve entre os assuntos mais comentados do ano.
MUNDIALMENTE
No mundo, entre os destaques, estão as tags de movimentos contra o assédio sexual, como #metoo e #timesup.
A #Metoo foi compartilhada pelos usuários da rede 1,5 milhão de vezes. A hashtag obteve destaque em 2017 após uma série de denúncias, feitas por meio das redes sociais, sobre casos de assédio sexual, em sua maioria, no ambiente de trabalho. Com a adesão de celebridades à campanha e com o caso de acusação do produtor de cinema Harvey Weinstein, a hashtag cresceu ainda mais.
Como resposta à hashtag #Metoo e ao efeito Weinstein (tendência mundial de disseminação pública de acusações de abusos sexuais cometidos por homens famosos ou poderosos), no dia 1° de janeiro deste ano, surgiu outro movimento contra o assédio sexual. Criado pelas celebridades de Hollywood, o movimento utilizou a hashtag #TimesUp e conseguiu 597 mil compartilhamentos.
Confira o ranking das hashtags no Brasil:
-
#tbt
-
#love
-
#brasil
-
#amor
-
#instagood
Top 5 hashtags que mais cresceram no Brasil:
-
#brasil
-
#modafeminina
-
#carnaval2018
-
#copadomundo
-
#lookdodia