O WhatsApp busca aprimorar a experiência de seus usuários constantemente – um dos últimos lançamentos foi o recurso de figurinhas. Entre as possíveis novidades, algumas das mais aguardadas são: o modo escuro, modo férias e a nova forma de adicionar contatos por QR code.
Mensagens de voz em “autoplay”
O recurso, que foi lançado em outubro na versão para iOS, chega finalmente para os usuários do sistema Android próximo ano. A funcionalidade permite ouvir as mensagens de voz de forma contínua, sem precisar dar “play” em um áudio de cada vez. A ferramenta é exatamente igual a que o concorrente Telegram já oferece há tempos.
Códigos QR
O recurso deve funcionar de forma semelhante a Tag de nome do Instagram. Cada usuário tem seu próprio código e, para adicionar alguém, basta escanear o símbolo codificado da pessoa com o mensageiro. Automáticamente, o app preenche todos os campos e o contato é adicionado.
Modo Férias
Como o nome já diz, é uma função que você poderá ativar quando for sair de férias ou passar um tempo ausente do trabalho. Com isso você não precisará fazer o movimento de sair dos grupos para descansar.
Com previsão de funcionamento em 2019, o “Modo Férias” irá arquivar conversas e impedir notificações mesmo que você as siga recebendo minuto a minuto. Atualmente, caso você arquive uma conversa e receba uma nova mensagem, ela será ativada e você receberá tudo novamente. Com o “Modo Férias” isso acaba.
Economia de Bateria
O WhatsApp vem testando desde setembro a função chamada “apagar a luz”. Ela deixa o display da tela preto com letras brancas. E, além de economizar a bateria do smartphone, essa função também dá um bom descanso para os olhos, reduzindo a forte luz emanada pelos celulares.
Menos mensagens encaminhadas ao mesmo tempo
Para evitar o envio em massa de mensagens, em 2019, o WhatsApp só permitirá o envio para até 5 contatos por vez. Hoje, o limite é de 20 pessoas.
Essa função já foi implantada na Índia e chegará ano que vem para todos.
Pré-visualização de arquivos recebidos
Essa função, que chegou ao WhatsApp para iOS em setembro, permite visualizar a prévia de imagens recebidas sem acessar a conversa. Para isso, basta expandir a notificação. Na tela de bloqueio ou na central de notificações do celular será possível conferir o conteúdo sem que o emissor da mensagem saiba. Já disponível para iPhone, a expectativa é que o recurso chegue logo para a versão Android do aplicativo.
(Créditos: Nicole Moreira/Especial para O POVO)