A explosão do vulcão italiano de Stromboli, na costa da Sicília, na Itália, na quarta-feira, 28, obrigou turistas e moradores a deixar a região para escapar da gigantesca nuvem de fumaça, cinzas e pedras expelidas pela formação magmática. Um dos vídeos divulgados nas redes sociais mostra a fuga impressionante de um iate que estava nas proximidades do evento.

Enquanto o material vulcânico atingia o pé da montanha e o mar em torno, a embarcação dispara na direção contrária. Apesar da alta velocidade, as imagens feitas pela italiana Elena Schiera, que estava no barco, mostram a nuvem de fumaça cada vez mais próxima. “Estávamos navegando a uma distância segura quando ouvimos um forte estrondo e vimos uma nuvem negra saindo da cratera do Stromboli e avançando pelo mar”, contou a jovem à CNN.

“Imediatamente aceleramos o barco ao máximo. Entramos em pânico porque a velocidade era limitada e a nuvem estava perto de nós, mas graças ao meu pai conseguimos escapar”, acrescentou a jovem, moradora de Palermo. De acordo com os bombeiros, incêndios generalizados foram registrados na vegetação local. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália disse que a explosão produz uma mistura veloz de gás, rocha e cinzas vulcânicas de várias centenas de metros mar adentro. A nuvem de fumaça atingiu uma altura de 2 quilômetros. Não foram registrados feridos.

Confira outros registros: