Somente entre a quarta-feira, 9, e a quinta-feira, 10, mais de 85 mil usuários brasileiros do aplicativo Whatsapp caíram em golpes relacionados ao Dia das Crianças. Um dos esquemas utiliza o nome da loja de brinquedos RiHappy, o outro promete livros da série em quadrinhos Turma da Mônica. Os dois golpes têm como objetivo coletar dados pessoais e gerar tráfego para sites controlados pelos criminosos. 

A artimanha foi denunciada pela empresa de cibersegurança Kaspersky. O golpe que utiliza o nome da rede RiHappy promete um brinde para quem acessar o link e responder a perguntas. Lá, o wallpaper afirma que estão disponíveis 100 mil brinquedos para os participantes. Após concluído o formulário, o site solicita que a mensagem seja enviada para dez contatos ou cinco grupos de Whatsapp.

Já o que promete livros da Turma da Mônica indica que não se trata de um sorteio – segundo os criminosos, após se cadastrar, o usuário já ganha o combo de histórias das personagens de Mauricio de Sousa. Nesse mensagem fraudulenta, o link pede dados como e-mail, nome completo e número de telefone. 

Nos dois casos, o maior ganho dos golpistas é vender os dados das vítimas para campanhas de spam e disparo de mensagens. Para evitar ser vítima, é sempre importante checar nos sites oficiais das empresas se a oferta é verdadeira. Na dúvida, ligue no centro de atendimento ao cliente”, destaca Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.