As redes sociais Facebook, Whatsapp e Instagram,  pertencentes a Mark Zuckerberg, apresentaram instabilidade nesta sexta-feira, 19, e estão momentaneamente fora do ar. A falha foi percebida por volta das 14 horas e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Até o momento, não houve nenhum pronunciamento da empresa e não há informações oficiais sobre o que causou o queda.

Conforme o site Downdetector, que monitora falhas nos sites e aplicativos, os principais relatos de queda das duas redes são na América Latina. No Brasil, a plataforma tem recebido relatos de erros vindos, principalmente, de estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Nos países vizinhos, o maior número de falhas tem sido relato nas capitais Buenos Aires (Argentina) e Lima (Peru). Na Colômbia, a cidade com maior número de reclamações é Medellín.  

No mesmo site, há relatos de que o Facebook estaria fora do ar, embora os números sejam bem menores que Whatsapp e Instagram. A reportagem testou as três redes e, de fato, conseguiu utilizar normalmente o Facebook. Instagram e Whatsapp, até a publicação desta matéria, continuam fora do ar.

No Twitter, as palavras “Whatsapp”, “Instagram”, “Instagramdown”, “Facebook”, “Mark Zuckerberg” estão entre os assuntos mais comentados do momento. A palavra “Telegram”, nome do app de mensagens concorrente do Whatsapp, também subiu nos trendings, com usuários relatando que o Telegram permanece estável e operando. Os usuários do Twitter não perderam a oportunidade e aproveitaram para brincar com o ocorrido: