Dizem que tempo vale dinheiro, e é verdade na proposta de trabalho oferecida pela empresa norte-americana Reviews.org. A companhia está à procura de um candidato para passar 24 horas longe, sem tocar, em nenhum aparelho eletrônico. Como remuneração pelo período distante das máquinas, 2.400 dólares. Ou, pelo câmbio desta quarta-feira, 24, R$ 13.341. Como brinde, o escolhido ainda recebe um vale-presente de 200 dólares na Amazon. 

Se você deseja se livrar de seus dispositivos por um dia, mas ainda precisa de dinheiro, esta é a oportunidade perfeita para você”, afirma a empresa. O desafio, chamado 24-Hour Digital Detox, nasceu após a divulgação de uma pesquisa realizada pela própria Reviews.org no ano passado.  Os resultados apontam que três em cada quatro estadunidenses se consideram viciados em usar smartphones, a maioria checa o celular a cada 9 minutos e, em média, passam 56 horas por semana assistindo TV.

O Brasil está em 3º lugar no ranking de países que passam mais tempo utilizando smartphones

Bem-humorada, a companhia aponta que deve se inscrever quem já “está cansado de acompanhar o apocalipse por seu telefone, assistir repetidamente séries antigas e tentar manter a sanidade durante a pandemia” e também quem acha que, a esta altura, por causa das redes sociais, já “sabe um pouco demais da vida dos seus conhecidos”. Além do pagamento e do vale-presente, a empresa destaca, entre os ganhos do selecionado para passar o dia longe da tecnologia, a possibilidade de evitar por 24 horas memes ruins e reuniões online. 

 

 

Tudo soa como um paraíso, por isso Reviews.org alerta: pode parecer fácil, mas não é. Entre os itens proibidos, por exemplo, estão smartphones, televisões, aparelhos de videogames, computadores/notebook, smartwatches, outros dispositivos de telas como tablets e aparelhos inteligentes de serviço de casa (como a Alexa, da Amazon). O uso do microondas, felizmente, está liberado. 

As inscrições seguem até o dia 26 de março para qualquer pessoa acima de 18 anos nos Estados Unidos. E você, acha que conseguiria? O Brasil, conforme pesquisa divulgada em 2020 pela consultoria App Annie, é o terceiro país do mundo em que as pessoas passam mais tempo utilizando celulares. O desafio está lançado.