Feed do Instagram funcionava por ordem cronológica de postagem até 2016, quando passou a funcionar por algoritmo (Photo by OLIVIER DOULIERY / AFP)

 

Texto escrito por Ana Louise Gadelha

 

Adam Mosseri, chefe da rede social Instagram, afirmou ao Senado dos Estados Unidos durante uma audiência na última quarta-feira, 8, que o Instagram planeja lançar uma versão para que os usuários possam voltar a ver o feed em ordem cronológica, sem a influência do algoritmo.

Segundo Adam, os trabalhos para o lançamento dessa versão já vêm acontecendo há alguns meses e a empresa espera lançá-la no ano que vem. O chefe da rede social não deu detalhes sobre como a mudança funcionaria e se valeria para os Stories, por exemplo. As informações são do portal G1.

O aplicativo Instagram foi comprado pela empresa Meta – dona do Facebook, do Messenger e do Whatsapp – em 2012. A rede social passou a funcionar por meio de algoritmo no ano de 2016. Até então, as postagens apareciam conforme a ordem cronológica de postagem. Atualmente, elas seguem uma sequência de “relevância” que varia de usuário para usuário.

De acordo com Adam, essa mudança ofereceria uma possibilidade para aqueles que se sentem insatisfeitos com classificações baseadas em algoritmos, e traria mais controle e mais transparência para estes usuários.

O Instagram tem sido alvo de intenso escrutínio após a denunciante Frances Haugen, ex-gerente de produto no Facebook, afirmar que os produtos dessa rede prejudicam as crianças.

Mosseri testemunhou depois que Haugen vazou documentos que indicam o conhecimento do Instagram, por meio de estudos internos, sobre os riscos do aplicativo para usuários mais jovens.

Tagged in:

, , , , ,