O jornalista de luxemburguês Philip Crowther, que viralizou durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, voltou a ser assunto nas rede sociais. O motivo é o mesmo: ele é poliglota – fala luxemburguês, inglês, alemão, francês, espanhol e português – e tem dado as notícias da situação na Ucrânia nestes seis idiomas.
O repórter é jornalista internacional afiliado à Associated Press e faz transmissões para a americana PBS, a alemã DW e a francesa EuroNews. Nas Olimpíadas de Tóquio, usuários do Twitter notaram que o mesmo repórter estava em diversas transmissões, falando em diversos idiomas.
Em 2022, o Philip continua fazendo correspondência internacional para as agências de notícias. Na última semana, ele está na cobertura da situação de tensão política entre a Rússia e a Ucrânia. E, mais uma vez, teve um compilado de vídeos viralizados no Twitter.
Confira:
2/. The language skills of Philip Crowther first came to public attention during the #Tokyo #Olympics
Correction: it should be “Luxembourgish” & he doesn’t speak Klingonpic.twitter.com/jGORKC70s2
— Stefan Simanowitz (@StefSimanowitz) February 22, 2022
No Twitter, usuários fizeram brincadeiras com o fato. “O cara pegando ‘freela’ de correspondente internacional em todos os canais”, disse um. “Ele não fala Klingon”, ironizou outro, se referindo à língua criada para o universo de ficção científica Star Trek.
Segundo a Folha de S. Paulo, Philip Crowther nasceu em Luxemburgo. O repórter é filho de um inglês com uma alemã, e conta que aprendeu a falar luxemburguês com amigos. Ele disse, em entrevista à emissora ABC em 2019, que conheceu o francês muito cedo, na escola. “Na faculdade, adicionei o espanhol e o português”, confirmou.