Blog do Jocélio Leal

Internet: sua casa pode integrar uma rede criminosa

396 1

O mapa das redes criminosas: no mundo 25 mil dispositivos infectados sem que os donos saibam. (Fonte: Morphus Labs)

Fortaleza – A empresa cearense Morphus Segurança da Informação emplacou o sexto caso de repercussão internacional no segmento de defesa contra ataques cibernéticos. O SANS, instituição de pesquisa nos EUA, destacou nova pesquisa esta semana – http://migre.me/wAN2e.

A descoberta foi o que em informatiquês chamam de Botnet, uma rede de computadores domésticos infectada que pode ser usada para ataques globais. Até então, o mundo só conhecia o vírus, o Rakos. A Morphus mostrou a formação da rede. Hoje no mundo há cerca de 25 mil microcomputadores, tablets, TVs e um série de dispositivos infectados e sujeitos ao uso criminoso. Sem que o dono saiba. A Europa é o principal alvo, mas o Brasil está em sétimo. Veja abaixo:

Brasil é o sétimo país em número de máquinas infectadas e sujeita a uso criminoso em rede

A primeira descoberta internacional da Morphus foi  um ransomware inédito em setembro do ano passado, após um ataque em empresa brasileira. Três meses depois ocorreu ataque semelhante no sistema de transporte público de São Francisco, na Califórnia (EUA). Foi em um sexta-feira de Black Friday e as pessoas pensavam que era uma promoção, mas era o sistema travado para cobrança após a invasão. Durou todo o fim de semana.

O que é um ransomware? Em linhas gerais é um tipo de malware (um programa para maldades) que controla o computador e cobra do dono um valor em bitcoin (moeda virtual sem chance de rastreamento) pelo resgate. Está entre as principais ameaças à segurança da informação hoje. Em suma, uma ação de cibercriminosos.

O ransomware inédito foi batizado pela Morphus Labs – unidade de pesquisa da Morphus – como Mamba (nome de uma cobra africana). O Mamba, ao contrário do convencionais, não invade os arquivos independentemente, mas codifica o disco inteiro impedindo que o usuário, nem sequer inicie o sistema operacional Windows do seu computador.

 

 

Recomendado para você

1 comentário

  • luiz santos disse:

    Jocélio, meu amigo, a coitada da Fetriece – Federação Cearense de Triatlon, com parcos recursos financeiros, teve seu sistema invadido e lançaram, à sua revelia, uma promoção maluca de 50% de desconto nas inscrições para o Triatlon 70.3 deste ano. Honraram o compromisso que bandidos impuseram.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *