Sede da EIM no Cambeba (Foto: Divulgação)

Fortaleza – Hoje, neste 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, um case: a sede da EIM Instalações Industriais, no bairro do Cambeba, em Fortaleza, possui sistema de geração própria de energia limpa e renovável. 

Os 177 painéis solares permitem a geração de até 10.000 kWh/mês. A energia gerada é capaz de manter todo o consumo da sede, equivalente a uma potência de até 43 kW. Além da autossuficiência em energia, a empresa também é autossuficiente em água. 

Usina foi obra da empresa

Nivaldo Teixeira, diretor executivo, conta que em abril a EIM entregou a GNR Fortaleza, planta de produção de gás natural renovável. Foi a 1ª usina do Ceará e a 2ª maior do país – localizada no Aterro Sanitário da Caucaia. 

A usina transforma em gás natural o gás metano gerado pela decomposição dos dejetos depositados no aterro sanitário de Caucaia, para onde vai o lixo de Fortaleza. Tem capacidade de produzir até 150 mil m³ de biometano por dia, cerca de 36,5 milhões de m³ por ano.

A usina evita que 610 toneladas equivalentes de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente.

Neste projeto da Marquise Ambiental com a Cegás, a EIM foi responsável pela execução de serviços de montagem e instalação eletromecânica.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles