Fortaleza – Eliezer Batista,  falecido na noite desta segunda-feira, aos 94 anos, no Rio, teve sua importância para o Ceará. Quem destaca é o secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Maia Jr, outrora secretário da Infraestrutura e vice-governador. “Um exemplo de engenheiro e mestre em ciência, um ícone incomparável da engenharia nacional fundador e criador da Vale do Rio doce e ex ministro de minas e energia”.

Segundo Maia, o Porto do Pecém deve muito a Eliezer. “Aqui esteve em algumas oportunidades para nos transferir conhecimentos para aperfeiçoar a construção deste marco da engenharia cearense. Que Deus abençoe a sua chegada .Com minha eterna admiração”, postou Maia no Facebook, logo que soube da morte.

Eliezer foi ministro de Minas e Energia em 1962, secretário de Assuntos Estratégicos do Governo Collor, em 1992, na chamada cota de notáveis. No segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso foi membro do Conselho Coordenador das Ações Federais no Rio de Janeiro.

Pai de Eike Batista e outros seis filhos, o mineiro Eliezer também atuou como empresário no ramo da mineração.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles