Ricardo Vélez empossou Marcus nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Brasília – O cearense Marcus Vinícius Rodrigues, 63, é o novo presidente do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É o órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  O Blog antecipou a informação em 18 de dezembro do ano passado.

Marcus Vinícius foi empossado nesta quarta-feira (2) pelo novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. O ministro destacou quais serão as diretrizes à frente da pasta:

“Nossa prioridade será a educação básica, com o desenvolvimento de políticas públicas de combate, principalmente, ao analfabetismo, mas também de fortalecimento da educação em creches e escolas, de jovens e adultos, na educação especial de pessoas portadores de deficiências e na gestão das escolas, para que os estudantes concluam seus estudos no devido tempo”, afirmou.

Perfil do presidente do Inep

Marcus é doutor em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ, Mestre (MSc.) em Administração de Empresas pelo CEPEAD/UFMG, Especialista (MBA) em Formação de Executivos pela ESAP/DF e Engenheiro Eletricista pela EE/UFC. É executivo, consultor organizacional, palestrante, professor em cursos de pós-graduação (MBA, Mestrado e Doutorado) e escritor.

Perfil do ministro da Educação

Colombiano naturalizado brasileiro em 1997, Ricardo Vélez Rodríguez tem 75 anos e possui um vasto currículo profissional. É graduado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana, da Colômbia, e em Teologia, pelo Seminário Conciliar de Bogotá. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor na mesma área pela Universidade Gama Filho, também do Rio de Janeiro.

Durante a trajetória profissional, foi professor em diversas universidades brasileiras, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e estrangeiras, em países como França, Estados Unidos e na própria Colômbia. Também é professor-emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

 

Tagged in:

, , , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles