Blog do Jocélio Leal

Dirija como uma garota, diz 99

Curitiba– Primeiro a história: a primeira pessoa na história a dirigir um automóvel a longa distância foi uma mulher. Em 1888, a alemã Bertha Benz dirigiu seu Benz Patent-Motorwagen por 106 km entre as cidades de Mannheim e Pforzheim, na Alemanha. Agora as estatísticas: o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) diz que nos últimos anos apenas 11% dos acidentes de trânsito foram provocados por motoristas mulheres. Já o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) registra entre as vítimas fatais de acidentes de trânsito em 2017, apenas 24% de mulheres.

Os dados acima foram levantados pela 99. Mirando no mercado feminino, a empresa de capital chinês desenvolveu uma camiseta exclusiva, em parceria com a marca curitibana Peita. Traz a frase “Dirija como uma garota”. É um contraponto à coleção de dizeres machistas como “Mulher ao volante, perigo Constante”.

No Paraná, terra da Peita, por exemplo, 99 diz atuar em mais de 70 cidades e as mulheres já representavam quase 40% dos motoristas do estado em 2017.

A camiseta “Dirija como uma garota”será distribuída também para condutoras parceiras da plataforma em Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e São Paulo. Sim, Fortaleza ficou de fora.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *