Vista aérea da Lubnor, no Mucuripe, em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Fortaleza – A decisão da Petrobras de realizar uma nova rodada de venda de ativos tem impacto no Ceará. Uma das oito refinarias (de um total de 13) a serem postas à venda é a Lubnor, em Fortaleza. Para Bruno Iughetti, consultor de petróleo e gás e ex-executivo do setor, uma “excelente decisão”. Ele disse ao Blog acreditar que a companhia irá priorizar a exploração e produção de petróleo em águas profundas, reduzindo sua participação no refino que atualmente representa 99%. Haverá mesmo mais concorrência?, perguntou o Blog. “Sem dúvidas e desta forma impactará no preço dos derivados”, respondeu Bruno.

Conforme a Petrobras, a Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) é uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no País a produzir lubrificantes naftênicos, um produto próprio para usos nobres, tais como, isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos.

Duas estruturas portuárias são utilizadas pela refinaria: o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, e o Terminal do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o blog do João Borges, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que pretende arrecadar cerca de US$ 15 bilhões com a venda das refinarias. Juntas, elas têm capacidade de refino de 1,1 milhão de barris por dia.

História

A Lubnor foi inaugurada em 1966. Ocupa uma área total de 218 mil metros quadrados. Produz 235 mil toneladas/ano de asfaltos e 73 mil metros cúbicos por ano de lubrificantes naftênicos. A refinaria responde por cerca de 13% da produção de asfaltos do Brasil. Além de produtora, é também distribuidora de asfalto para nove estados das regiões Norte e Nordeste.

Segundo a estatal, todo o petróleo utilizado pela Lubnor é do tipo ultra pesado: 85% provenientes do Espírito Santo e o restante, 15%, do Ceará. Do total processado, 62% do volume é destinado à produção de asfalto, abastecendo todos os estados do Nordeste, e cerca de 16% são empregados na obtenção de lubrificantes naftênicos.

Perfil técnico

– Área Total: 0,4 km²
– Unidade de Lubrificantes – ULUB
– Unidade de Processamento de Gás Natural – UPGN
– Unidade de Vácuo – UVAC

Capacidade instalada

A capacidade instalada é de 8.000 bbl/d

Principais produtos

  • Asfaltos
  • Óleos Lubrificantes

Mercados que atende

  • Óleo Lubrificante: vendido às distribuidoras e comercializado em todo o país.
  • Asfaltos: Ceará, parte de Pernambuco e parte do Pará.

 

Tagged in:

,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles