Blog do Jocélio Leal

Morre o professor Roberto Martins Rodrigues

3313 2

Roberto em foto do acervo da OAB-CE

Fortaleza – O ex-presidente a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), o professor Roberto Martins Rodrigues, 89, morreu na noite deste sábado (29), às 19h55min, em Fortaleza, vítima de septicemia e pneumonia. Ele estava internado no hospital Monte Klinikum desde o dia 10 de maio.

“O Dr. Roberto Martins Rodrigues foi um exemplo na luta por uma advocacia sempre respeitada e um defensor das nossas prerrogativas. Um estudioso incansável e um influente pensador dos nossos tempos. Me solidarizo com a família de Roberto Martins Rodrigues neste momento de dor e pesar”, afirmou em nota de pesar  o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

A Ordem declarou luto oficial de três dias.Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele era graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (Rio de Janeiro).Ele presidiu a OAB-CE de 1960 a 1963 e de 1970 a 1977.

No currículo, também a função de ex-conselheiro Federal da OAB nacional e o cargo de Sub-Procurador Geral da Fazenda Nacional (aposentado). Foi assistente jurídico do Ministério da Justiça.

Na Academia, foi professor titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) – na Graduação, Mestrado e Doutorado.Também atuou como professor titular de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor) – Mestrado e Doutorado. Roberto foi ainda coordenador do Curso de Direito da Faculdade Farias Brito e advogado do Núcleo de Direito Administrativo e do Núcleo de Direito Eleitoral.

Roberto era tio do médico Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Dr Cabeto, secretário da Saúde do Ceará.“Uma pessoa fantástica. Pessoa mais incrível que já conheci. Uma mente brilhante”, assim definiu o presidente da Comissão de Cultura da OAB, Ricardo Bacelar.

Recomendado para você

2 Comentários

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *