Fortaleza – Acontece na manhã desta quarta-feira (10) no Espaço O POVO e Cultura e Arte a chamada Territórios de Futuro 2019. Pretende atrair startups de soluções tecnológicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas no Ceará. A chamada procura iniciativas que tenham como foco os seguintes temas: Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, Energia Inteligente, Educação, Saúde; e/ou Finanças e Microcrédito.

A investidora in3citi, o Grupo Marquise e o Banco do Nordeste do Brasil com o apoio do Quintessa, Pipe Social e CIVI-CO declaram a iniciativa como pioneira de Joint Venturing no Ceará. Dentre todos os inscritos, haverá até dez finalistas, dos quais até seis serão selecionados.

As startups serão convidados a participar de um programa de desenvolvimento tecnológico e escala comercial de suas soluções, chamado Programa Hangar. O Programa Hangar ocorrerá ao longo de um período de quatro a 12 meses, a depender das necessidades e perfil dos selecionados. Neste período, ao menos quatro semanas serão de imersão em Fortaleza.

Haroldo Rodrigues, diretor da in3citi, diz que as selecionadas terão suporte comercial, com  acesso a oportunidades e recursos oferecidos pela investidora e seus parceiros estratégicos. O foco será o desenvolvimento de seus negócios no Ceará.

“Não é necessário que a iniciativa já esteja no estado, mas é estritamente necessário que haja a intenção e disposição dos candidatos para tal comercialização no estado e para o desenvolvimento das próximas etapas do negócio no Ceará”, diz o texto do edital.

Quem pode se candidatar

– Pessoas físicas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, que tenham equipes compostas por empreendedores com idade igual ou acima de 18 (dezoito) anos

– Sejam um negócio de impacto ou desejem se tornar um: tenham como missão a solução de um problema socioambiental ou a melhora da qualidade de vida e meio ambiente; e, gerem receita ou tenham potencial de fazê-lo por meio da solução que apresentam com um modelo de negócio que vise autonomia financeira

–  Tenham um produto, solução ou ideia que se relaciona, direta ou indiretamente com o objetivo da chamada

– Tenham, no mínimo, um fundador dedicado em tempo integral ao projeto

– Ofereçam ou estejam dispostos a oferecer seus produtos ou serviços de impacto socioambiental no território do Ceará.

Quem não pode se candidatar

–  Pessoas jurídicas de Direito Público nacionais ou internacionais

– Projetos com objetivos político/partidários ou religiosos

–  Projetos sediados no Exterior

SERVIÇO
– Lançamento da chamada: 10/julho/2019, em Fortaleza, Espaço O POVO de Cultura & Arte, avenida Aguanambi 282, DFortaleza.
– Final das inscrições: 7/setembro/2019
– Seleção finalistas para speed dating: 9/setembro/2019 a 9/outubro/2019
– Speed dating com investidores: 17 e 18/outubro/2019, em Fortaleza, Hotel Gran Marquise.
– Anúncio selecionados para Programa Hangar: até 25/outubro/2019
– Programa Hangar: novembro/2019 a junho/2020

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles