A companhia resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas
divulga a nova marca: Azul.  Pesquisas – encomendadas pelas empresas-  apontaram
que a Azul detém hoje uma marca com maior presença e, portanto, com maior conhecimento no Brasil e no mundo. Para simbolizar a união entre as duas
companhias, uma nova identidade visual foi criada, trazendo elementos da Trip que preservam o legado desta marca no novo logotipo.

 

Para David Neeleman, CEO e presidente do Conselho da Azul Linhas Aéreas, escolher
entre os dois nomes foi uma decisão difícil. “Ambas as companhias foram hábeis
nessa relação e por isso construíram marcas que comunicam os atributos a ela
desejados. Logo, a dificuldade de optarmos por uma”, conclui Neeleman.

 

“Estou contente com a definição e adoção de uma marca unificada. Isto nos tornará
muito fortes, maximizará nossos investimentos, e acima de tudo representará um
legado unificado” diz José Mário Caprioli, presidente da Trip Linhas Aéreas.

 

O logotipo da Azul passará por modificações. A letra “U” na palavra “Azul” passa a
ser grafada em tons contrastantes com as letras “A”, “Z” e “L”, de forma a evocar a
logotipia atual da Trip, onde a letra “I” é grafada em tonalidades distintas das letras
“T”, R” e “P”. Além de remeter ao logo da Trip, a letra “U” destacada em outra
tonalidade simboliza a “união” das duas companhias em torno do objetivo de ser a companhia número 1 na escolha dos Clientes. Há ainda outra mudança: as
expressões “Linhas Aéreas Brasileiras” e “Brazilian Airlines”, que hoje fazem parte
da marca, deixam de existir, uma vez que a empresa já se consolidou como uma
companhia aérea e brasileira.

 

As duas empresas manterão suas marcas por mais algum tempo, porém, passam a incorporar uma assinatura e um selo alusivo ao momento de integração nas
aeronaves, cujo tema é “Azul e Trip: juntas pelo Brasil.” Os novos aviões,
encomendados pelas duas aéreas, já sairão de fábrica ostentando a nova identidade unificada. Quanto aos aviões já existentes nas malhas das empresas, esses receberão gradativamente a nova identidade unificada quando do cumprimento dos trabalhos
de manutenção e repintura, programados para acontecer ao longo dos próximos
anos. A expectativa é de que em dois anos toda a frota esteja sob a nova marca.

 

Algumas ações serão feitas em homenagem às empresas, com o objetivo de que suas
atuais marcas sejam lembradas após o surgimento da nova companhia. Como já é
tradição da Azul “batizar” suas aeronaves, os aviões da Trip ganharão
“padrinhos e madrinhas”, que darão nomes aos aviões, e terão uma faixa na cor
prata, elemento presente na identidade atual da empresa. Além disso, um Embraer
e um ATR da Trip serão mantidos com as pinturas atuais, para todo o sempre.
Por fim, um Embraer 195 ganhará uma pintura especial tendo como base a cor prata, presente na identidade da Trip, simbolizando a união das duas empresas.

 

Uniformes – Para deixar clara a mensagem de união, as companhias resolveram
adotar os uniformes hoje utilizados por cada um em diferentes áreas. Dessa forma,
os técnicos de manutenção de ambas as empresas passarão a utilizar os uniformes
hoje empregados pela Azultec, a divisão de manutenção da Azul. Em contrapartida,
toda a equipe de solo, das duas empresas, passarão a vestir o uniforme recentemente desenvolvido para a Trip pela estilista Teresa Santos, que será responsável também
por criar um novo uniforme para os comissários na nova companhia. A unidade de
cargas, a Azul Cargo, manterá o seu atual traje, com a mudança da marca. O
uniforme para pilotos ainda está em definição.

 

As companhias passam a adotar as cores “azul médio” (no jargão interno, o
“azul Trip”) como cor de suporte, assim como o uso pontual da cor cinza-prateado,
outra referência direta à identidade atual da Trip. O novo padrão será
gradativamente aplicado a veículos, equipamentos de apoio em solo, edifícios,
balcões de aeroportos, materiais impressos e peças promocionais,  de acordo com o
cronograma estipulado pelas autoridades governamentais.

 

O trabalho de implantação de uma única identidade corporativa para as duas
companhias encontra-se em fase de preparação e desenvolvimento de sua
normatização para eventual aplicação. Quando da aprovação do acordo pelas
autoridades, ele será gradativamente adotado.

 

“Nossa intenção foi a de promover a continuidade do incrível legado que ambas as companhias aportam. Ainda que jovens – a Trip tem somente 14 anos e a Azul
menos de quatro anos de idade – trabalhamos para que as duas marcas fossem
promovidas e lembradas, com a inclusão de elementos das duas em todo o trabalho
de identidade visual nesta nova fase de unificação das companhias” afirma
Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul.

 

 

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About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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