Para debater a cultura de paz e estimular ações para promover os Direitos Humanos a Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste (Uane) e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) realizam o curso Direitos Humanos e Geração da Paz.

 

 

As inscrições permanecem abertas até um dia antes da realização da prova online, ao término da veiculação dos 13 fascículos encartados, gratuitamente, às segundas-feiras, no O POVO. Os fascículos vão até 6 de maio e os programas na TV O POVO até 12 de maio. Os módulos trabalham temas como cidadania e participação, Direitos Humanos e o cumprimento das leis, o direito à verdade e à Justiça.

 

As peças de divulgação são assinadas pela agência Sala Nas Nuvens. “Em vez de ser piegas ou citar palavras melodramáticas, decidimos ser diretos e mais irônicos. Provocar a discussão fazendo com que os ‘modelos’ das campanhas pedissem – de certo modo – permissão para terem os seus direitos assegurados. Direitos que já deveriam ser dados a eles. Como tínhamos muita informação nos anúncios, optamos pelo preto e branco, que ressaltou olhares e posturas”, explicam os diretores de criação, Evandro Lima e Daniel Arouxa.

De acordo com a coordenadora do curso, Rosamaria de Medeiros Arnt, o objetivo é proporcionar o diálogo sobre estes temas. “A mídia acaba trazendo aquilo que as pessoas consomem mais, mas tem outras iniciativas que não são abordadas. Aproveitamos essa oportunidade para trabalhar a paz e os Direitos Humanos”, ressaltou Rosamaria, que também é pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutora em Educação.

 

No fim do curso, os participantes realizam uma prova online composta por 20 questões. Quem atingir média seis (equivalente a 12 perguntas), recebe um certificado de extensão universitária com 120 horas/aula, emitido pela Uece.

 

Participantes que não alcançarem a nota mínima de certificação poderão solicitar, até 30 dias após a data da prova, um certificado de participação. Este modelo não informa carga horária, nota e ementa.

 

Professores da rede pública estadual receberam material complementar sobre o curso Direitos Humanos e Geração da Paz. O objetivo é incentivar as discussões de temas relativos ao curso nas salas de aula.

 

Além dos fascículos os cursistas contam com linhas 0800, videoaulas, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e tutoria online. As 12 videoaulas de 48 minutos, uma para cada fascículo, são veiculadas na TV O POVO (48 – canal aberto, 23 – Net, 11 – TV Show) aos domingos, às 14 horas.

 

Serviço

Curso Direitos Humanos e Geração da Paz

Inscrições: www.fdr.com.br/direitoshumanosegeracaodapaz

Outras informações:(85) 3255 6153/ 3255 6155 / 0800 280 2210 / uane@fdr.com.br

De segunda a sexta, das 8h às 18h

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles