“Com Meu Biju é do meu jeito” é o slogan da nova campanha veiculada pela marca de arroz e feijão pertencente à indústria gaúcha Josapar.   O público irá conhecer o novo posicionamento criado com base em amplo diagnóstico desenvolvido pela agência Incomum.

 

O trabalho teve início com pesquisa qualitativa realizada em pontos de vendas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, onde foram entrevistados consumidores, vendedores, representantes e varejistas, em busca de peculiaridades regionais econômicas, sociais e de comportamento.

 

 

Para todos os participantes, a mesma pergunta: “Como é preparado o arroz e feijão na sua casa?”. A percepção é de que cada entrevistado acredita que o seu modo de preparar é o melhor. Mesmo que a maneira seja muito semelhante, senão idêntica, entre todos os casos. A Incomum associou a esse trabalho, uma análise da concorrência, envolvendo outras dez marcas.  Apenas três delas buscam uma sutil aproximação com o consumidor, sendo recorrente: a descrição da qualidade, os benefícios à saúde e a ênfase na tradição.

 

Antes de propor a campanha, a agência atuou na construção do que a marca Meu Biju queria transmitir ou como iria se diferenciar em seu segmento. A análise de dados da pesquisa levou a um posicionamento que busca destacar a liberdade de se cozinhar da maneira que se gosta, reapresentando a marca como “solução diversificada e completa no segmento de arroz e feijão”. Com base nele foram criadas a visão e a missão brand Meu Biju. Para a estratégia de comunicação foram utilizados dados sobre mercados, público e meio, considerando diferentes estágios (objetivos) e estratégias em cada uma das praças.

 

A campanha tem apelo popular, contando com comercial para TV, jingle,  materiais de PDV e anúncios impressos, veiculados até dezembro. O material apresenta três perfis distintos de mulheres, procurando retratar a diversidade de consumidoras em todo o país.

 

Promotoras de venda irão distribuir brindes aos compradores de Meu Biju e convidá-los a um manifesto pacífico e divertido a favor do jeito próprio de se fazer arroz e feijão. A Incomum também assina a fanpage.

 

[youtube]http://youtu.be/lAtWdLrg9hc[/youtube]

 

 

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About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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