O programa  Mestres do Sorriso vai estrear no próximo dia 13 de outubro, domingo, às 00h15min, no canal pago Discovery Home & Health.

A atração vai contar a história de beneficiários do projeto Dentista do Bem, evidenciando as transformações físicas e psicológicas que decorrem do tratamento odontológico.

Idealizado pela Turma do Bem, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Amil Linha Dental, a Turma do Bem (TdB) e a Orion Produções.

A primeira temporada terá seis episódios, exibidos semanalmente, em 30 minutos.  “A TdB tem uma excelente penetração na mídia. Entretanto, as matérias e reportagens não conseguem mostrar os detalhes de nosso trabalho: a importância, a diferença que faz na vida dos beneficiários, a relação dos pacientes com o dentista do bem. Esta é uma oportunidade única de mostrar tudo isso para o grande público”, afirma o dentista e apresentador Fábio Bibancos.

Além disso, outro objetivo dos documentários é denunciar a falta de acesso a tratamentos odontológicos. Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios/IBGE), quase 11% da população nunca foi ao dentista. “O programa está mostrando o problema. Mas a gente sabe que ele não resolve as filas de espera do serviço público de saúde. Tampouco as da TdB. Por isso, pretendemos trazer essa discussão para a agenda pública”, pontua Bibancos.

Os jovens que participam do programa são beneficiários do projeto Dentista do Bem. Eles foram identificados em triagens que envolvem crianças de 11 a 17 anos e são realizadas periodicamente em escolas da rede pública e organizações sociais.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia quem apresenta os problemas bucais mais graves e está inserido num contexto de maior vulnerabilidade. Todos os beneficiários do projeto recebem tratamento completo e gratuito até completarem 18 anos.

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles