Allyson Reis e Monike Oliveira

Allyson Reis e Monike Oliveira

A agência de design e branding Abracadabra conquistou o troféu de prata na categoria Estratégia de Design,  na sétima edição do Idea Brasil, versão do Idea Awards americano.

O projeto vencedor foi desenvolvido para a ONG Cetra e consistiu na construção da identidade do projeto de redes agroecológicas sustentáveis “Florestação”.

Além do troféu, o projeto “Florestação” ganhou destaque no catálogo “O Melhor do Design Brasileiro 2014”, lançado durante a cerimônia de premiação realizada em São Paulo.

Os sócios-fundadores da Abracadadra, os designers Allyson Reis e Monike Oliveira, comparecem ao evento. “É engrandecedor obter esse reconhecimento na categoria de Estratégia de Design, pois revela o nosso compromisso em desenvolver projetos que pensam o design além da estética, reforçando seu valor estratégico para marcas, projetos e instituições”, diz Allyson.

Para a agência cearense, “a premiação significa ainda o posicionamento no mercado nacional, entre as grandes empresas de design, pois faz parte do seu planejamento estratégico quebrar barreiras e crescer em território brasileiro”.

O projeto Florestação – desenvolvido para a Cetra, o objetivo era construir uma estratégia de marca que agregasse várias instituições em torno de objetivo comum e inspirasse comunidades de pequenos agricultores no interior do Ceará para o trabalho cooperativo. Assim, a Abracadabra inovou ao propor um processo colaborativo na construção da identidade do projeto de redes agroecológicas.

De acordo com Monike, “primeiro, reunimos as pessoas que integram as redes e realizamos um workshop para definir o conceito. Transformamos o conceito em uma dinâmica criativa, convidando a todos para experimentar a essência do projeto. Eles ganharam um kit com papel, agulha e linha para ‘ligar os pontos’. Cada uma dessas criações foi aproveitada na comunicação visual do projeto, assumindo diferentes versões a cada aplicação – em bonés, camisetas, folders etc. Assim, eles se tornaram co-criadores de uma marca que carrega a identidade de cada um e, ao mesmo tempo, a identidade de todos”. O resultado é uma “marca colaborativa”.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles