O Dia Mundial do Alimento é comemorado em 16 de outubro e as redes Extra e Pão de Açúcar, do GPA, aproveitam para reforçar as ações realizadas no decorrer do ano:

 

Há 19 anos, o GPA deu início a um projeto de doações e parcerias, que beneficia instituições assistenciais. No programa“Parceria Contra o Desperdício”, as lojas do Pão de Açúcar e Extra doam as frutas e legumes que não estejam nas condições estéticas apreciadas pelo consumidor, mas apropriadas sim para o consumo. Mensalmente, uma média de 250 toneladas de alimentos é doada a aproximadamente 280 instituições validadas pelo Instituto GPA em todo o País. Estas instituições assinam um termo de compromisso, responsabilizando-se pelo transporte e conservação dos itens doados. O programa ocorre em 218 lojas, totalizando 1.518 toneladas de alimentos doados apenas de janeiro a junho de 2014.

 

Outra ação para reduzir o desperdício de alimentos nas lojas Extra e Pão de Açúcar é a venda de produtos com validade próxima à data de vencimento com descontos de até 40%. Os itens são agrupados em um local diferenciado nas lojas de acordo com sua categoria (perecíveis e não perecíveis), contando com sinalização própria para facilitar a identificação pelos clientes.  A ação tem como objetivo, além de se tornar uma alternativa para economizar, aumentar o giro desses itens na loja, evitando que vençam e sejam descartados, reduzindo o desperdício de alimento nas lojas.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles