NSJ---FESTIVAL-DE-FOLCLORE-MEDIDAS-SITE4

 

O North Shopping Jóquei recebe no próximo dia 22, sábado, apresentações da terceira edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará.  As apresentações do Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão e Grupo Parafolclórico Muiraquitã começam às 15h, na praça de alimentação do shopping.

 

Sobre o Festival – de 20 a 23 de novembro, o Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, com a promoção da Encena Produções, recebe em Fortaleza 17 grupos de tradições e cultura popular representantes das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste do Brasil, a Colômbia e Bolívia para a terceira edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará, abrindo a programação no dia 20 com a realização de um seminário e apresentação artística em comemoração ao dia da Consciência Negra. O seminário Patrimônio Terra da Luz: Diálogo com os povos africanos e suas vivências e das lideranças e grupos culturais no auditório do Centro Dragão do Mar de 9h ás 12h e 14h ás 17h.

 

Dia 22 de novembro o festival oferece oficinas e vivência no Instituto Federal do Ceará (IFCE) com a Corporación Dancística Matices da Colômbia e o com o grupo Flor Ribeirinha de Mato Grosso aberto para grupos de danças, bailarinos, pesquisa e intercâmbio.

 

A programação ocorre de forma itinerante em 11 bairros da cidade tendo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura como palco principal, porém outros espaços e equipamentos culturais receberão também essa Mostra Artística. Além de apresentações, o festival propicia aos artistas do Ceará oficinas e vivências, aula espetáculo e encontros de formação.

 

O festival busca contribuir para o intercâmbio e disseminação dos saberes e fazeres culturais entre os povos fortalecendo a cultura popular, simbolizada pela integração e qualidade artística dos grupos presentes ao evento. Trata-se de um evento que trabalha formação, capacitação e entretenimento com oficinas, vivência, seminário, intercâmbio, aula-show e apresentações de Danças Populares envolvendo Grupos Folclóricos de Projeção Nacionais e Internacionais.

 

Os destaques são os grupos: Corporación Dancística Matices – (Medellin) e a Compañia de Danza Tentayape – Tentayape – Bolívia, além das atrações já confirmadas de Pernambuco, Pará e Mato Grosso e 12 grupos cearenses sendo 10 de Fortaleza e dois do interior do Ceará, Senador Pompeu e Umari.

 

Sobre o projeto – o festival Internacional de Folclore do Ceará já recebeu mais 1.400 artistas e 44 grupos de projeção até sua 2ª edição, recebendo inclusive o reconhecimento como um dos maiores encontros das tradições folclóricas do País.  Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Em 2013 ampliou a programação, passou pelo crivo de folcloristas, pesquisadores, jornalistas e críticos, fixou-se no calendário oficial e torna o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira que vem sendo procurado pelos grupos internacionais e nacionais.

 

A organização do Festival Internacional de Folclore do Ceará, em sua 3ª edição, homenageia: Lourdes Macena (professora, folclorista e pesquisadora da cultura popular); Lyrysse Porto (pioneira e incentivadora dos grupos de danças de idosos, ex-diretora do Teatro São José e do Museu do Maracatu Cearense) e Francisco Silva de Freitas (in memorian) (professor, folclorista e pesquisador da cultura popular), além do Grupo Parafolclórico Terra da Luz.

 

Atrações

Arena Cultura da Tradição North Shopping Jóquei 

– Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão

– Grupo Parafolclórico Muiraquitã

Data: 22/11

Horário: 15h

Local: Praça de alimentação – L3

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles