“Os novos paradigmas da audiência e do engajamento nas mídias sociais” é um dos debates programados para o Plugcitário no Ar, realizado hoje, 25 de abril, em Fortaleza.

Para discutir o tema estão confirmados Hugo Lopes (Índex), W Gabriel (wgabriel.net), Gabriel Ramalho (Leme) e Erickson Monteiro (Plugcitários). Outro debate do evento é “Criação publicitária: redação + direção de arte”, com Marcel Pinheiro (Delantero), Giuseppe Lira (Slogan), Kiko Borger (Loducca) e Thiago Melo (Loducca).

“Caminhos para iniciar sua carreira em uma agência de publicidade”, com Guilherme Grigol (Leo Burnett), “Como trabalhar com Planejamento em tempos de rápidas mudanças”, com André Foresti (F/Nazca), além de outros, compõem a programação, que vai das 8h às 18h, no Ponta Mar Hotel.

Abaixo, a programação e os perfis dos palestrantes:

 

7h30min –  Credenciamento

8h –  Mostra de campanhas e comerciais

9h –  Caminhos para iniciar sua carreira em uma agência de publicidade

 

Guilherme Grigol (Gerente de Atendimento na Leo Burnett)

Atualmente como gerente de atendimento na Leo Burnett Tailor Made, Guilherme Grigol iniciou sua carreira há 9 anos em Campinas na Claro e Mabe Eletrodomésticos dentro das áreas de Trade MKT e Marketing. Após 3 anos como cliente, migrou para a agência MgB atuando em clientes como Pfizer, Cargill e PDG Construções. Já em São Paulo, teve passagem pela Havas Worldwide com o cliente Schincariol, atualmente Brasil Kirin, e o jornal Valor Econômico. Na Leo desde 2011, continua como atendimento das marcas de cerveja Schin e Schin No Grau, mas teve forte atuação no atendimento das contas da Fiat e Pneus Continental.

10h –  Conquistando Espaço no mercado publicitário

 

Erickson Monteiro (CEO do Plugcitários)

Certificado em marketing digital pela ESPM, começou sua carreira na publicidade aos 15 anos. Passou por 6 agências de publicidade. Trabalhou com alguns clientes nacionais em gerenciamento e planejamento de mídias sociais. Ministrou mais de 80 palestras em grandes eventos de comunicação pelo Brasil. Fundador do blog Plugcitários que é considerado um dos maiores blogs que aborda conteúdo publicitário do Brasil. Idealizador do evento Plugcitários No Ar e da escola de comunicação Plugcitários School.

11h  – Debate: Produzindo conteúdo em diversas plataformas

 

PC Siqueira (Maspoxavida)

28 anos. Ex-apresentador e VJ brasileiro da MTV. Ilustrador. Vlogueiro do youtube no canal “MasPoxaVida” que atualmente tem mais de 1,6 milhão de inscritos e mais de 170 milhões de visualizações. Ganhou o prêmio “Os Melhores da Websfera” em duas categorias: “Geek do Ano” e “WebCeleb”.

 

Laryssa Trayce (Fundadora da página Brasileiríssimos)

Laryssa, 19 anos. Criadora do Brasileiríssimos que conta com 3,7 milhões de seguidores no Facebook, jovem empreendedora e amante da cultura brasileira. Criou o Brasileiríssimos em 2012 para suprir uma necessidade da internet de informação sobre a cultura brasileira.

 

Raphael PH Santos (Fundador e Editor-chefe no Iradex)

Foi colunista de tecnologia do TechTudo. Mantém um blog pessoal. Co-criou, em 2006, o RapaduraCast, podcast de cinema mais acessado do iTunes. Em 2010 co-criou o podcast LOSTies. Entre 2011 e 2012 participou do Pauta Livre News como membro fixo. Ainda em 2012 co-criou o grupo Sete Reinos, a fim de discutir o universo de Game of Thrones; o projeto hoje é um podcast. Em 2013, junto com Lívia Lopes, dá início aos trabalhos do Clube do Livro de Fortaleza. No mesmo ano, cria o podcast Isso é Muito Tarantino em parceria com Jurandir Filho, o primeiro a integrar a Rede Iradex de Podcasts. Palestrou na Campus Party SP (2011, 2012 e 2013), na Campus Party Recife (2012, 2013 e 2014) e no YouPix Festival SP (2012). Cursou História e Computação. É Supervisor de TI, especializado em Web.

 

Ramon Campos (Criador da página Publicitário Musical)

CEO da fanpage Publicitário Musical e Diretor de Criação da Agência de Lançamentos Neuari. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará, é um entusiasta no estudo da Criatividade, do Design e do Marketing Digital.

 

Michel Victor (Grupo de Comunicação O POVO)

Michel Victor Queiroz, Jornalista e Blogueiro. Graduado em Comunicação Social, atua como coordenador de Projetos Especiais Web do Grupo de Comunicação O POVO, onde também é responsável pela área de estratégia SEO. É colunista de tecnologia da Rádio O POVO/CBN e O POVO Online.

12h30min  –  Almoço

14h  – Como trabalhar com Planejamento em tempos de rápidas mudanças

 

André Foresti (Diretor de Planejamento na F/Nazca)

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing, com MBA Executivo pela ESPM e ex aluno do Bootcamp da Miami Ad School. Começou a carreira em Porto Alegre. Em São Paulo há 8 anos, teve passagem por agências como Grupo J3P e Publicis/Salles Chemistri e hoje atua como Diretor de Planejamento da F/Nazca Saatchi & Saatchi, responsável por um grupo de contas. Atende clientes como BRF (Sadia), ClaroTV, Lenovo, Mizuno, Electrolux, Nissin Miojo, Pinacoteca, Novartis e outros. Com uma forte veia empreendedora, é co-fundador e editor do Unplanned, hoje o maior blog de Planejamento e Estratégia do Brasil. Recentemente lançou a marca Se Vira Chef, um projeto de culinária. Professor do BootCamp de Planejamento da Miami Ad School, da Escuela Superior Creativos de Buenos Aires e do GPS.

15h – Debate: Os novos paradigmas da audiência e do engajamento nas mídias sociais

 

W. Gabriel de Oliveira

Professor de Marketing em diversas universidades pelo Brasil, empresário da área publicidade digital e orientador do CNPq. É mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Tecnologias Digitais, bacharel em Comunicação Social e certificado Google Adwords (Search Advertising Advanced). Possui prêmios nas áreas de inteligência para eventos, empreendedorismo e webdesign. Mantém o blog wgabriel.net, através do qual comenta sobre cibercultura, empreendedorismo, marketing e administração contemporânea.

 

Gabriel Ramalho

Gabriel Ramalho é consultor de marketing e comunicação digital, com mais de 10 anos de experiência no atendimento de empresas de todos os portes, principalmente nos segmentos bancário, tecnologia, operação de planos de saúde, comércio e setor de serviços. É palestrante, mentor de startups e consultor de negócios credenciado pelo Sebrae nacional, instrutor e professor convidado de cursos de pós-graduação em 03 estados, coordenador de curso de extensão em Marketing Digital com corpo de professores formado por especialistas de todo o Brasil. Tem no currículo um Top 3 Cadê, em 2001; um Prêmio Aberje Regional de Comunicação Empresarial em 2006; um terceiro lugar nacional em Comunicação Interna no GPTW 2010; duas Campus Party Recife como debatedor; um prêmio ReclameAqui! de qualidade no atendimento em mídias sociais em 2012; entre outros.

 

Hugo Lopes (Sócio-diretor de Criação na Index)

Formado em Publicidade e Propaganda (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing (UFC). Atua ministrando módulos em pós-graduações de Marketing, Sistemas de Informação e Design em módulos de Marketing Digital, Design, Criação e Planejamento para Mídias Digitais. Sócio-fundador e Diretor de Criação da Index Digital, dirige a criação digital de contas como RioMar Fortaleza, Indaiá, Minalba, Night Power, Ibyte, Zenir, Tribuna do Ceará, Multiplay Telecom, SESC, Senac, Stalker, Gran Marquise Hotel, Itamaraty entre outros.

 

Erickson Monteiro (CEO do Plugcitários)

Certificado em marketing digital pela ESPM, começou sua carreira na publicidade aos 15 anos. Passou por 6 agências de publicidade. Trabalhou com alguns clientes nacionais em gerenciamento e planejamento de mídias sociais. Ministrou mais de 80 palestras em grandes eventos de comunicação pelo Brasil. Fundador do blog Plugcitários que é considerado um dos maiores blogs que aborda conteúdo publicitário do Brasil. Idealizador do evento Plugcitários No Ar e da escola de comunicação Plugcitários School.

16h – Creative Media or Die

 

Filipe Crespo (Gerente de Mídia na W/McCann)

Publicitário formado pela Universidade Católica de Santos. Certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo (1ª turma), possui cursos de especialização realizados no Brasil e exterior. Iniciou carreira em anunciante, onde adquiriu experiência por quase oito anos. Passou ainda por grandes agências como Ogilvy&Mather, África, Y&R, JWT e AG_407 atendendo os clientes: P&G (Gillette), LG Electronics, Perdigão, Peugeot, Casas Pernambucanas, RaiaDrogasil, entre outros. Já como docente, lecionou na Universidade Pró Educar, SENAC e Uni Sant’Anna, onde exerceu por quatro anos, a função de professor de Mídia. Atualmente é Gerente de Mídia na agência W/McCann e atende Bradesco. Também atua como professor titular da cadeira de Mídia e Planejamento de Mídia da FECAP, em São Paulo. É ainda, o idealizador e mantenedor do Blog do Crespo, um dos principais blogs especializados em mídia no país.

17h – Debate: Criação publicitária: redação + direção de arte

 

Thiago Melo (Diretor de arte na Loducca)

Recifense, porém radicado em São Paulo desde 2008, o diretor de arte Thiago de Melo acumula passagens em agências como Publicis, Fischer&Friends e, recentemente, Loducca. Em sua bagagem constam trabalhos para Nestlé, Procter & Gamble, Arno, Caixa Econômica Federal, Lojas Marisa e Revista Rolling Stone.

 

Kiko Borger (Redator na Loducca)

Hoje redator na Loducca, Ricardo “Kiko” Borger já passou por Fischer&Friends e Centoeseis. Criou campanhas para marcas como CAIXA Econômica Federal, Naldecon, Melitta, Lojas Marisa, Revista Rolling Stone e Levis, entre outras. Com essas campanhas, ganhou prêmios no FIAP, Wave e um leão de bronze em Cannes.

 

Marcel Pinheiro (Sócio-diretor de Criação na Delantero)

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Comunicación y Problemas Socioculturales pela Universidad Rey Juan Carlos, em Madri, Espanha. É redator publicitário há 14 anos. Trabalhou nas agências de publicidade Íntegra Comunicação, Slogan e Código Visual (Espanha). Hoje é sócio da Delantero Comunicação. Premiado no Profissionais do Ano da Rede Globo, Samsung Design Awards, Clube de Criação do Paraná, Associação Nacional de Jornais, Prêmio Verdes Mares e Festival Sinapro/CE. Criou para clientes como: Michelin, British Petroleum, Governo do Estado do Ceará, Pão de Açúcar, Sistema Verdes Mares, Maresia, Colégio Master e Moinho Dias Branco.

 

Giuseppe Lira (Diretor de arte na Slogan)

Paraibano radicado em Fortaleza, Giuseppe Lira é Diretor de Arte com mais de 12 anos de experiência.Tem passagens por agências como Mota Comunicação, DDB Maputo e Slogan Propaganda. Atendeu grandes clientes como Banco do Nordeste, Governo do Ceará, Grupo Newland, M. Dias Branco, Grupo Pão de Açúcar, Mercadinhos São Luiz, Unimed Fortaleza, Revista Caros Amigos, Standard Bank, Vodafone, mCel e Vale.

 

Ed Souza (Diretor de Criação na Advance)

Apaixonado por poesia, teatro e música, Ed Souza graduou-se em Letras-Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Antes de ocupar a função de Diretor de Criação na Advance, já teve experiências como ator, músico, professor, revisor de textos e redator publicitário. Participou da criação e planejamento de campanhas para grandes anunciantes nacionais e regionais, como Farmácias Pague Menos, Hapvida Sistema de Saúde, Lojas Rabelo e RioMar Fortaleza Shopping.

18h – Encerramento do evento

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles