As cooperativas cearenses participam de um dos maiores movimentos de voluntariado no país com ações que vão de exames médicos à limpeza de rios. O Dia de Cooperar em Fortaleza será comemorado na Praça do  Ferreira, no dia 4 de julho, das 8 às 12h. Entre as atividades oferecidas, ganham destaque orientações para cuidados à saúde, manicure, corte de cabelo, massoterapia e orientação profissional.

 

Os voluntários participam do Dia de Cooperar, também chamado “Dia C”, que conta com a adesão de mais de 900 cooperativas em todo o país. No próximo dia 4 de julho, as cooperativas celebram os resultados alcançados durante toda a campanha.

 

As mulheres ganham uma atenção especial na edição deste Dia C: a Cooperativa  dos Profissionais de Enfermagem do Ceará (COOPEN), por exemplo, montará um estande para prestar orientações sobre a prevenção do câncer de mama. As cooperativas parceiras oferecem também testes de glicemia, aferição de pressão e orientação nutricional. Quem participar da festa também ganha manicure, massagem e corte de cabelo. O Hemoce estará com uma tenda específica para coleta de bolsas de sangue. Ao todo, mais de 100 voluntários  estão  mobilizados nesta ação. A expectativa  é que mais  de 5 mil pessoas sejam beneficiadas.

 

O presidente do Sistema OCB/CE*, João Nicédio Alves Nogueira, comemora o número recorde de 33 cooperativas com iniciativas inscritas no Dia de Cooperar em Fortaleza e em cidades do interior. “As cooperativas cearenses de fato abraçaram esta campanha e, ao longo do ano, a OCB e o Sescoop vão continuar apoiando essas iniciativas para que se tornem uma atividade constante”, declara. Diversos projetos estão sendo desenvolvidos também no interior, a exemplo da COOPERAI (Cooperativa Agropecuária de Trairi), que promove a conscientização para a limpeza dos  rios  da região de Trairi, em uma parceria no projeto “Não Rio Sem Meu Rio”.

 

Por dentro do “Dia C” –  O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB**) que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema “Escolha cooperativismo, escolha equidade”.

O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o País. Em 2015, já são 1.139 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.482 ações voluntárias.

 

Serviço
Dia de Cooperar 2015 – Fortaleza
Dia 4 de julho, das 8h às 12h
Local: Praça do Ferreira

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles