A Santa Clara Cafeteria, localizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dá continuidade,  nesta quinta-feira, 13 de outubro, ao seu programa de workshops mensais que convidam o público à exploração do mundo do café.

Nesta edição os participantes serão apresentados ao universo das harmonizações com café espresso. A ideia é abrir uma porta para um mundo vasto de informações, curiosidades, e conhecimento, que levam à redescoberta de uma das bebidas mais tradicionais e amada pelos brasileiros, evidenciando sua primazia em todas as etapas, desde a escolha dos grãos, passando pela torra, moagem até as diferentes formas de extração.
O workshop é aberto ao público e será comandado pelo barista da casa, Clenilson Ferreira, especialista em harmonizações e nos diferentes métodos de preparo de café.

No cardápio da cafeteria, são oferecidos 12 métodos de preparo, entre os quais: filtro de papel tradicional, coador de pano, prensa francesa, clever, filtro V60, Aeropress, percolação com moka italiana, sifão e espressos. A degustação pode ser apreciada com grãos Santa Clara, que vêm de regiões brasileiras reconhecidas mundialmente na produção de café: Cerrado Mineiro, Zona da Mata, Sul de Minas e Mogiana Paulista.

“Estamos muito contentes com essa iniciativa de disseminação de conhecimento e experiências sobre um mundo tão rico e apaixonante como o do café. É uma oportunidade de construir momentos que unem o conhecimento ao sabor, além de reconhecer e valorizar o café brasileiro de qualidade diferenciada”, comemora Thiago Bassetto, gerente de Food Solutions do Grupo 3corações.

Após o workshop, os inscritos podem degustar o cardápio da cafeteria. Nos itens salgados, é possível escolher entre pão de queijo, sanduíches, sopas, crepes, cuscuz, waffles, omeletes e tapiocas. Como destaque para os preparos com ingredientes regionais, a tapioca nordestina combina carne-de-sol desfiada, queijo coalho, abóbora cozida e um toque final de redução de rapadura feita na cachaça. Já os doces podem variar entre musse de cupuaçu, brownies e bolos. “As opções do cardápio foram desenhadas para oferecer harmonizações que transmitam uma experiência completa no universo de cafés,” enfatiza Bassetto.

A Cafeteria Santa Clara já foi premiada nove vezes pela revista Veja como uma das melhores de Fortaleza.

Serviço:

Workshop Cafeteria Santa Clara Dragão do Mar
Local:
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Fortaleza, CE
Data: 13 de outubro de 2016
Horário: das 18h30min às 20h30min
Outras informações: 85 3219 1257

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles