juliana diniz o instante quase

Foto: Divulgação/Igor de Melo

Com uma escrita ágil e lapidada, a cearense Juliana Diniz lança nesta quinta-feira, 25, seu livro de estreia. O Instante-Quase é composto por 12 contos que versam sobre situações cotidianas de diferentes mulheres. Cada uma tem rotinas, personalidades e objetivos de vida bem marcados. O lançamento acontece às 18 horas, na Livraria Cultura.

Os contos de Juliana foram depurados por meses até atingir o patamar considerado ideal pela autora. “Muitos textos passaram por várias versões antes da finalização. Meu processo de escrita é artesanal. Eu trabalho muito a linguagem. A revisão e a reescrita são extremamente importantes”, aponta. Juliana Diniz é professora de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Ela conta que começou a escrever logo após a maternidade e, desde então, tem participado de concursos literários.

Em O Instante-Quase cada conto leva o nome de sua protagonista: Lúcia, Perpétua, Auxiliadora, Maria, Natália, Gabriela, Clarita, Silene, Lindalva, Olívia, Marina e Hilda. Nas construções frasais, a autora delineia os traços mais marcantes da personalidade de cada uma.

O conto Clarita, por exemplo, apresenta a ingenuidade da menina Maria Clara – que se transmuta entre o apelido e o primeiro nome aos olhos de Paulinho, vizinho e companheiro de brincadeiras. Já no texto Perpétua aparece uma mulher madura, absolvida pelos próprios problemas, dona das situações e mistificada com o clima escaldante da Região Norte.

“Tem textos muitos diferentes. Isso foi deliberado. Queria que tivesse um universo de mulheres diferentes entre si. De idade, de origem social, do tipo de experiência amorosa. Por isso, tem da viúva até a pré-adolescente”, explica a autora.

Durante o evento de hoje, haverá bate-papo com a autora e sessão de autógrafos. O livro é uma publicação da editora carioca 7 Letras e tem prefácio assinado pela escritora cearense Socorro Acioli.

Serviço
Lançamento de O Instante-Quase, de Juliana Diniz
Bate-papo e sessão de autógrafos
Quando: nesta quinta-feira, 25, às 18 horas
Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010 – Aldeota)

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles