nirvana-nevermind

Foi lançada uma coletânea de contos para celebrar os 25 anos do álbum Nevermind, da icônica banda Nirvana. A publicação, em formato E-book, está disponível para download gratuitamente. Eleito um dos melhores álbuns de todos os tempos, Nevermind completou 25 anos no sábado, 24 de setembro.  Para celebrar a data, a coletânea Cobain reuniu 25 escritores brasileiros que assinam contos inspirados nas faixas originais do disco e em canções retiradas de outros álbuns da banda, as chamadas bonus tracks.

Já com uma carreira se desenvolvendo em 1991, o Nirvana ainda não tinha alcançado o grande público. Bleach (1989), o álbum de estreia, havia conseguido um número de vendas sutis, mas relevante para uma banda iniciante de Seattle. Com o baterista Chad Channing sendo substituído por Dave Grohl, futuro criador do Foo Fighters, o lançamento de Nevermind foi realizado com timidez pela gravadora Geffen.

Contudo, as primeiras 50 mil cópias logo se esgotaram nas lojas. O sucesso de vendas e o estouro de Smells Like Teen Spirit, tanto nas rádios como na TV, voltaram os olhos do mundo para os jovens vestidos com camisas de flanela.

Em janeiro de 1992, Nevermind chegou ao topo da parada da Billboard, desbancando Dangerous, de Michael Jackson. Bandas de “metal farofa”, como Motley Crue e Guns n’ Roses, deram espaço para o chamado estilo grunge, que se difundia e lançava outras bandas na rota de sucessos.

Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Stone Temple Pilots, Hole. A lista vai longe. Do álbum, outros singles também marcaram época, como In Bloom, que chegou a vencer prêmios como melhor videoclipe e Come as You Are, imortalizada em rodas de violão entre amigos. Confira cobertura completa sobre os 25 anos do álbum em matéria do Vida & Arte, escrita pelo repórter Hamlet Oliveira.

cobainServiço
O livro, no formato digital (e-book), está disponível, para download gratuito, nas seguintes plataformas:
►AMAZON: bit.ly/AmazonCOBAIN
►iTUNES: bit.ly/itunesCOBAIN
►KOBO: bit.ly/koboCOBAIN
►ISSUU: bit.ly/issuuCOBAIN

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles