leyla-livro-companhia-das-letras

Foto: reprodução

Leyla Perrone-Moisés, uma das maiores especialistas e críticas do Brasil, lançou o livro Mutações da Literatura no Século XXI. Com tiragem de três mil exemplares, ela realiza uma leitura atenta de autores como Jonathan Franzen, Bernardo Carvalho e Roberto Bolaño. A nova publicação de Leyla,  que é autora de ampla fortuna crítica sobre Literatura e as movimentações literárias da atualidade, foi feita na tentativa de compreender como grandes livros continuam a surgir e a impactar os leitores.

“Enquanto a situação do ensino da literatura continuou se degradando, a prática da literatura não só tem resistido ao contexto cultural adverso, mas tem dado provas de grande vitalidade, em termos de quantidade, de variedade e de qualidade. E é isso que pretendo mostrar neste livro”, afirma Leyla Perone-Moisés na apresentação do livro.

A publicação é dividida em duas partes: Mutações Literárias e Culturais e A Narrativa Contemporânea. Na primeira, a autora fala sobre a literatura na cultura contemporânea, o ensino de literatura, a crítica literária, a literatura como herança, o fim da literatura e a indagação sobre a existência de uma “literatura pós-moderna”. O segundo momento do livro é dedicado a aspectos da modernidade literária – como metaficção, intertextualidade, autoficção e romanção.

“Como não há uma essência imutável da literatura, não pode haver uma definição geral que lhe sirva. É literário aquilo que, em determinada época, é considerado literário. Considerado por quem?, perguntamo-nos hoje. Pelos críticos ou leitores especializados? Pelo público leitor? Pelos editores? Pelos vendedores de livros? A multiplicação de meios de difusão, a velocidade das mudanças tecnológicas e a força maior do mercado provocaram um aumento vertiginoso do número de agentes implicados na produção literária, dificultando a constituição de uma comunidade de escritores e críticos como a que existiu no Ocidente, com pequenas diferenças locais, até o fim do século XX. A falta de uma comunidade literária homogênea impede a existência de critérios de valor e o reconhecimento consensual de um cânone”, prossegue a autora na apresentação.

Leyla nasceu em São Paulo. É professora titular de literatura francesa na Universidade de São Paulo (USP) e já lecionou na Sorbonne e na Maison des Sciences de l’Homme de Paris. É autora, entre outros títulos, de Vira e mexe, nacionalismo e Inútil poesia.

Serviço
Mutações da Literatura no Século XXI
Leyla Perrone-Moisés
304 páginas
Tiragem: 3 mil
Preço livro físico: R$ 44,90
Preço e-book R$ 30,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles