Entre os dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 17 horas, São Paulo recebe o espetáculo “Mulheres de Repente”, no Centro Cultural do Grajaú, em São Paulo (SP), com participação e mediação da multiartista pernambucana Luna Vitrolira.  As improvisadoras, ou glosadoras, como são chamadas as artistas dessa modalidade que estarão no evento, trarão uma parte do Sertão do Pajeú para a capital paulista, valorizando as artistas contemporâneas.

Luna Vitrolira (foto: Estúdio Orra)

Na sexta-feira, 3, às 17 horas ocorre a palestra “A letra, a voz e o corpo: poética do rap e do repente”, seguida pela mesa de debate “Trânsito na poesia: lugar de mulher é onde ela quiser” e de um sarau com microfone aberto. Toda atividade tem duração de aproximadamente 2h30.

Já no sábado, também às 17 horas o espaço recebe a Mesa de Glosas: Mulheres de Repente, que contará com a participação de Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira), Dayanne Rocha (Brejinho de Tabira), Francisca Araújo (Iguaracy). Todas sob coordenação de Luna Vitrolira e produção executiva de Taciana Enes.

Vale dizer que a Mesa de Glosas é uma modalidade de improviso, de repente, criada no Sertão do Pajeú e a ideia é ter a mesa antes justamente para que o público possa conhecer mais sobre o tema. A ideia é promover, no extremo sul da capital paulista, uma vivência literária com diferentes poetas pernambucanas, valorizando a cadeia criativa local do Sertão do Pajeú, incentivando o intercâmbio de artistas da região para o Estado de São Paulo.

Dayane Rocha

Dada a importância desse gênero da literatura oral para a identidade poética pernambucana e para a cena artística nacional, o projeto se apresenta como uma prática de resistência, manutenção e valorização da memória cultural e poética do sertão do Pajeú, também como uma forma de contribuir para difusão dessa tradição, visando expandir, divulgar e promover a poesia de improviso fora do Estado de Pernambuco para que seja conhecida e valorizada no país.

Este projeto tem o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco através do Edital Funcultura Geral 2019/2020.

Serviço
Mulheres de Repente
Quando: 3 e 0 de dezembro, às 17 horas
Onde: Centro Cultural Grajaú (Rua Professor Oscar Barreto Filho, n 252, São Paulo)
Ingresso: gratuito
Mais informações: programacaoccgpc@gmail.com

 

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles