Estreou, na Biblioteca Centenário, no Complexo Cultural da Urca, em Poços de Caldas, a exposição multimídia Ocupa Minas. Com idealização e coordenação de Leila Vilhena e curadoria de Jéssica Balbino, a mostra reúne dez autoras contemporâneas, nascidas em Minas Gerais e as apresenta através de um cartaz artístico ilustrado por diversas ilustradoras brasileiras e ainda ouvir um podcast sobre a vida e obra das mesmas, produzido especialmente para a ocasião.

Foto: Paulo Tothy

Em formato híbrido, a mostra pode ser visitada até 10 de dezembro na Biblioteca Municipal Centenário ou através do site do projeto: www.ocupaminas.com

A abertura ocorreu, com público reduzido, devido aos protocolos da Covid-19, no sábado e recebeu a visita de cerca de 40 pessoas, que puderam conhecer as histórias de vida das autoras, ouvir trechos de suas obras e apreciar os cartazes. Os visitantes também puderam levar cartazes – que são obras de arte – para casa.

Ocupa Minas

A iniciativa é parte da Ocupa Beauvoir, que desde 2018 realiza trabalhos na tentativa de promover as mulheres no mercado literário e editorial. A escolha das escritoras homenageadas foi feita pela jornalista Jéssica Balbino, num trabalho de curadoria para identificar quem são alguns dos nomes expoentes no Estado de Minas com a sua literatura.

Entre as autoras selecionadas estão Nívea Sabino, Stella Maris Rezende, Marina Carvalho, Madu Costa, Lorena Otero, Daniela Arbex, Conceição Evaristo, Cidinha da Silva, Ana Maria Gonçalves e Adriane Garcia.

Foto: Paulo Tothy

“Pensei a curadoria para tentar mesclar os estilos de escrita, os formatos de linguagem, os trânsitos de cada uma delas, para compor uma mostra que fosse plural e diversa, fugindo de rótulos que dizem que mulheres que escrevem tem que ser isso ou aquilo. Aqui, elas são muitas e escrevem de formas bastante diferentes, mas todas valem a pena ser lidas”, declarou a curadora Jéssica Balbino.

Já as ilustrações foram feitas por artistas como Ani Ganzala, Linoca Souza, Bruna Rison, Karen Venturelli, Paty Dibona, Cláudia Jussan, Gabriela Diples, Renata Saturno e Alana Figueiredo.

O projeto foi realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pelo DME. Conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e da Acervo Móvel.

Quem passar pela biblioteca nos próximos meses, além de conhecer a história e os trabalhos dessas escritoras, poderá levar para casa cópias dos cartazes que fazem parte da exposição. Já para quem for ter a experiência virtual com o projeto, terá a oportunidade de fazer download dos cartazes.

 

Serviço
A exposição funcionará em formato híbrido, pode ser visitada virtualmente em qualquer lugar do mundo a partir do site www.ocupaminas.com ou presencialmente na Biblioteca Centenário
Horário: das 8h às 17 horas
Quando: até dia 10 de dezembro.

 

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles