harry potter jk rowling

No dia 31 de outubro, uma segunda-feira, Dia das Bruxas, as livrarias brasileiras recebem a edição em português de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Responsável pela publicação, a Editora Rocco anunciou que serão 500 mil exemplares do livro no mercado. A oitava história de Harry Potter, que chega aos leitores 19 anos depois dos acontecimentos de Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi escrita por J.K. Rowlingem parceria com John Tiffany e Jack Thorne, em formato de peça teatral, atualmente em cartaz em Londres.

A edição impressa do roteiro já havia sido lançada, em inglês, no dia 31 de julho, e rapidamente alcançou as principais listas dos mais vendidos dos Estados Unidos e da Inglaterra, além de permanecer como o título mais vendido de 2016 no site da gigante Amazon.

Rony, Hermione e a filha Rosa em cena da peça

Rony, Hermione e a filha Rosa em cena da peça

Diferente dos outros livros da saga, não existe uma introdução descritiva de cenários e ambientes. A leitura já começa ao lado das ações de Harry e sua família. Muitos fãs temiam esse formato, mas a história flui como qualquer outra de Harry Potter. Tudo acontece muito rápido e o leitor acaba envolvido com o enredo.

O livro apresenta Alvo Severo, o filho mais novo de Harry Potter. Em seu primeiro ano em Hogwarts, ele sente todo o peso do sobrenome que carrega. Ao contrário do irmão mais velho (Tiago Potter) e dos pais (Gina Wesley e Harry), Alvo Severo não entra para a Grifinória. Para a surpresa de todos, o menino é escolhido para a casa da Sonserina. Lá, faz amizade com Scorpius Malfoy, filho de Draco Malfoy.

Juntos, eles tentam lidar com a expectativa em torno deles e mostrar para os pais que também possuem talentos. Os dois acabam gerando uma série de problemas no mundo bruxo, alguns quase irreversíveis. Dezenove anos depois, a cicatriz de Harry Potter volta a incomodar.

A história é cheia de nostalgia para os antigos leitores. Mesmo que o foco não seja o trio de ouro – Harry, Rony e Hermonie – eles estão presentes na narrativa. Para quem acompanhou a saga desde o início, é muito estimulante vê onde os bruxos chegaram. Harry e Gina Wesley continuam casados, assim como Rony e Hermione. Com filhos e obrigações profissionais, eles voltam a se reunir em torno daquilo que achavam que tinha chegado ao fim. As ligações entre o passado e o presente, são de tirar o fôlego.

Leia mais:
Uma leitura de Harry Potter and the Cursed Child
Feliz aniversário, Harry Potter!
Harry Potter: o mito que influenciou uma geração

Serviço
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
De J. K Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Editora Rocco
Preço: R$ 49,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles