14808690_10154161451329773_1422614931_o

Nascida na internet com as fanfics, Babi Dewet ganhou leitores e visibilidade entre editoras. Ela passa por Fortaleza em turnê de lançamento do livro Sonata em Punk Rock, primeiro volume da série Cidade da Música

As fanfics, abreviação de fanfictions, são histórias feitas de fãs para fãs. Postadas em páginas especializadas na internet, elas têm milhões de adeptos – gente que lê, comenta e escreve. Foi nesse universo que nasceu Babi Dewet, 27 anos, autora da trilogia Sábado à noite e uma das participantes do livro Um ano inesquecível. A visibilidade alcançada no virtual levou a autora para as prateleiras de grandes livrarias. Agora, ela lança uma nova série, Cidade da Música, e passa por Fortaleza em evento gratuito, que será realizado na sexta-feira, 21, na Livraria Cultura.

Entre 2009 e 2010, as histórias criadas por Babi começaram a tomar projeção na internet. Lançou o primeiro livro de Sábado à noite de forma independente e, logo depois, foi convidada para concluir a trilogia em uma editora. Foi a carreira que encontrou a jovem. “Na verdade, eu sempre quis ser um rockstar. Mas acabei escrevendo um livro”, costuma dizer. A atual publicação, Cidade da Música, surgiu a partir de um convite da Editora Gutenberg, integrante do Grupo Autêntica.

“Acabo escrevendo coisas que eu gostaria de ler. Faço essa avaliação. Leio muitos livros no mercado editorial de jovem adulto. O que não tem e eu gostaria de ter lido? Como leitora o que gostaria de comprar ou ver? Tento ser essa escritora que eu não vejo. Sou basicamente uma leitora de livro jovem adulto. Então isso me ajuda muito. É o tipo de livro que gosto de escrever. Sou minha leitora piloto”, aponta Babi, em entrevista ao Leituras da Bel por telefone.

Cidade da Música é uma série sobre diversos personagens do mesmo universo. O primeiro livro – Sonata em Punk Rock, que será lançado na Livraria Cultura nesta sexta-feira , 21-, trata da relação conflituosa de Valentina e Kim. A jovem ingressa no conservatório de música mais renomado do País, mas tem um grande percalço pela frente: tocar piano. Kim, ávido no instrumento, é um garoto problemático e protagonizará uma história de desencontros com Valentina. Os próximos volumes, ainda em confecção, vão explorar outras figuras ligadas a Cidade da Música.

Como escritora, Babi diz que ainda tem muito a aprender. Da localização dos objetos a caracterização das personagens. “Quando eu comecei a escrever livros e não mais fanfic, acabei aprendendo a descrever mais e localizar mais. Algo que não fazíamos nas fanfics. A objetividade das histórias é um pouco maior. Em fanfic não precisa falar tanto sobre objetos e personagens. É uma história rapidinha, que não precisa ter uma densidade emocional muito grande”, explica.

Veja mais
Sites de fanfic para conhecer:
https://www.fanfiction.net/
https://spiritfanfics.com/

sonata-em-punk-rock-babiServiço
Sessão de autógrafos e conversa com Babi Dewet
Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010)
Quando: sexta-feira, 21, às 17 horas
Outras informações: http://bit.ly/2e3xtIz

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles