Orquestra de Flauta Transversal da Universidade Estadual do Ceará (Foto: divulgação)

Orquestra de Flauta Transversal da Universidade Estadual do Ceará (Foto: divulgação)

Por Jáder Santana (jader.santana@opovo.com.br)

Pensamento e música se unem na noite de hoje para celebrar o Dia Mundial da Filosofia, em evento que visa promover reflexões sobre a necessidade de integração entre as pessoas. Com promoção da escola de filosofia Nova Acrópole – que conta com mais de 680 centros de formação ao redor do mundo -, a programação tem início às 18 horas no teatro do Centro Dragão do Mar.

Abrindo o evento, o painel “Como Eu Penso?” vai reunir artistas, cientistas e filósofos em um compartilhamento de reflexões e impressões sobre a importância das comunhões e relacionamentos nos dias de hoje. Entre os convidados, o professor e engenheiro químico José Osvaldo Carioca, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar.

“Existe uma relação estreita entre convivência e desenvolvimento. A gente não para pra pensar que toda cultura humana se desenvolve a partir das pessoas, e se não aprendemos a estar de novo juntos, somando esforços, sendo fraternos, estando lado a lado em torno de bons objetivos, vamos passar uma vida inteira só reclamando do que falta no mundo. Não dá pra construir nada sozinho”, reflete Kelly.

Dando continuidade aos debates do painel de abertura, a professora de filosofia Renata Peluso, coordenadora regional da Nova Acrópole Nordeste, profere a palestra magna “Convivência: Como Somar num Mundo em Conflito”. Segundo Renata, todos temos um papel nessa busca por uma convivência mais pacífica e sintonizada. O primeiro passo seria a integração dos que nos cercam: “A pessoa que está ao nosso lado, nesse instante, representa toda a humanidade. Integrá-la é integrar um pouco da humanidade. Podemos pensar em integrar a nossa família, as pessoas que encontramos na rua, as
que gostamos”.

Mas essa integração precisa ser ampliada para se tornar efetiva. “É preciso começar a pensar em integrar aqueles que não entendemos, de quem discordamos e as pessoas que não gostamos. Esse é o nosso treino, começar de perto com uma ação local e visar a humanidade como um todo”, completa.

O evento será encerrado com apresentação da Orquestra de Flauta Transversal da Universidade Estadual do Ceará (Uece), às 20h30min, com repertório de Mozart, Vivaldi, Bach e Handel.

Serviço
Dia Mundial da Filosofia
Quando: sábado, 19, às 18 horas
Onde: Teatro do Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles