Socorro Acioli, escritora. (Foto: Divulgação)

Socorro Acioli, escritora. (Foto: Divulgação)

Versão americana do livro A cabeça do Santo, da cearense Socorro Acioli, integra lista da NYPL dos 50 melhores livros de 2016 para o público jovem.

A Biblioteca Pública de Nova York (NYPL), uma das mais reconhecidas do mundo, escolheu The Head of the saint – versão americana do livro A cabeça do Santo, publicado pela Dellacorte Press – como um dos 50 melhores livros de 2016 para o público jovem. O texto é da escritora cearense Socorro Acioli, que acumula no currículo obras como A Bailarina Fantasma e Vende-se uma família.


A narrativa de A Cabeça do santo é inspirada em uma situação real. No município cearense de Caridade, a 96 quilômetros de Fortaleza, há uma estátua de Santo Antônio, padroeiro do lugar, que foi construída no alto de um morro, mas a cabeça, por erro de cálculo, permanece no chão. Socorro folheava as páginas do O POVO quando a notícia chamou atenção.

“Eu visitei Caridade em 2006 para ver a cabeça do santo de perto. Foi um impacto imenso, só quem viu entende o quanto impressiona e até amedronta. Fiz uma pesquisa breve sobre a história real, mas descartei logo. Estava muito claro pra mim que minha ficção não passaria pelos fatos. Criei uma cidade imaginária que mistura Caridade com Cococi e chamei de Candeia. É tudo diferente da verdade”, aponta, em entrevista ao Leituras da Bel.

O livro foi lançado no Brasil, pela Companhia das Letras, em 2014. No ano seguinte, a versão em inglês chegou às livrarias dos Estados Unidos. “Quase todo dia alguém marca meu nome em uma foto do Instagram, Facebook, no Twitter, falando que leu A Cabeça do Santo. Tento responder e conversar com todo mundo. E o lançamento das edições estrangeiras amplia esses horizontes. Essa escolha da New York Public Library foi sensacional, é muito importante que um livro brasileiro esteja entre os 50 melhores do ano nos Estados Unidos, um país que publica tanto. É a conquista de um espaço de ouro no mercado editorial internacional”, explica.

Lançamentos futuros
Socorro Acioli tem três obras previstas para 2017. Em março, durante o Salão do Livro de Paris, ela vai lançar Sainte Caboche, a versão francesa do A Cabeça do Santo. No mesmo mês, a Companhia das Letras levará para as livrarias A história que só você pode contar, um manual de escrita criativa. Já no segundo semestre, é a vez do aguardado Ópera do Medo, livro infantojuvenil, ser disponibilizado para os leitores.

a-cabeca-do-santoServiço
A cabeça do santo
Companhia das Letras
Autora: Socorro Acioli
Quanto: R$ 37,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles